Total de visualizações de página

2 de out. de 2011

Tereos (Guarani)

          O ponto de partida do Grupo Tereos foi a criação por alguns agricultores da destilaria cooperativa de Origny (Aisny), na França, sob direção de Paul Cavenne, em 1932. Na época, a unidade industrial processava 400 toneladas de beterrabas por dia. Em 1951, a destilaria foi transformada numa fábrica de açúcar que produzia 900 toneladas por dia.
          Inserido historicamente em torno do crescimento da Origny e depois da SDA, o grupo multinacional francês Tereos é resultado da aproximação de várias cooperativas. Béghin Say (fusão em 2002) e SDHA (fusão em 2006).
          No Brasil,  a história da Tereos começa em 1967. Então conhecida como Guarani, em uma época de crescimento econômico no País, a empresa abre suas portas oferecendo álcool, aguardente e coprodutos na região de Severínia, interior de São Paulo. Em 1976, a unidade de Severínia da Guarani é adquirida pelo Grupo Gafisa.
          Em 1987, uma mudança tecnológica marca a Guarani. A empresa constrói sua segunda unidade industrial, a Cruz Alta, no município de Olímpia, próximo à Severínia, interior de São Paulo. A fábrica, pioneira no Brasil, traz o que há de mais moderno no setor, utilizando um difusor de cana-de-açúcar, no lugar da tradicional moenda.
          Em 2000, O Grupo Tereos começa a investir no setor sucroenergético brasileiro por meio da criação da FBA (Franco Brasileira S.A.), uma joint venture. É a primeira empresa estrangeira a entrar no setor no Brasil.
          O Grupo Tereos se estabelece fisicamente no Brasil em 2001, assumindo o controle acionário da Guarani. Inicia-se uma fase de amplo desenvolvimento da empresa, que se moderniza, cresce e adquire outras empresas do setor.
          Em 2003, a Guarani duplica sua capacidade de moagem na Unidade Cruz Alta, em Olímpia e em 2004 é inaugurada a destilaria de etanol na Unidade Cruz Alta.
          Em 2006 o grupo adquire a Unidade São José, em Colina e, no ano seguinte, 2007, procede a incorporação da Unidade Andrade (Pitangueiras) e inaugura a Unidade Tanabi. Nesse ano o Grupo Tereos assume a gestão da Unidade Sena, em Moçambique.
          Em 2010, a Tereos adquire de 50% da Usina Vertente, em Guaraci, associando-se ao Grupo Humus nessa usina. Nesse mesmo ano é criada e listada a Tereos Internacional na BM&FBovespa. Criou-se uma empresa internacional que reúne os ativos de açúcares, amidos e outros produtos provenientes do processamento de cana-de-açúcar, cereais, batata e mandioca do Grupo Tereos no mundo. 
          Também em 2010, a Tereos Internacional forma uma parceria com a Petrobras Biocombustível para investir no crescimento da Guarani. O primeiro fruto dessa parceira foi a aquisição da atual Unidade Mandu (Guaíra).
         O Tereos possui uma rede de 49 unidades produtoras espalhadas por 13 países em quatro continentes.
          Segundo maior fabricante de açúcar do mundo, tem forte presença no mercado brasileiro através da Tereos Açúcar e Energia Brasil S.A. (marca Guarani), que é dona de sete usinas sucroalcooleiras no país.
          Em 27 de junho de 2018, a Tereos firma acordo com a VLI, empresa ferroviária e concessionária de logística de portos, para o transporte de açúcar do interior de São Paulo para o porto de Santos. O acordo envolve investimento de cerca de R$ 200 milhões, a ser dividido entre as empresas.
          Em outubro de 2018, a Tereos começou a distribuir no Sul e no Sudeste do Brasil seus novos pacotes de açúcar da marca Guarani com estévia, que têm 50% menos calorias que o açúcar refinado e adoça duas vezes mais.
(Fonte: site da empresa / jornal Valor - 18.06.2018 / 28.06.2018 - partes)

Nenhum comentário: