Na década de 1930, a família Wickbold imigra da Alemanha para o Brasil. Henrique Wickbold, que criou a empresa, tinha 16 anos e foi, junto com os pais, viver em Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, onde havia uma grande colônia alemã. Em 1938 Henrique Wickbold, que trabalhava como marceneiro, muda-se para São Paulo e compra uma pequena padaria de uma outra família de imigrantes que decidiu voltar à Alemanha. A padaria ficava localizada no bairro paulistano do Brooklin e abastecia a comunidade germânica. O neto do fundador, Edilberto, assume o comando da empresa em 1985, já como uma pequena indústria de pães. Mais tarde, seu tio, Ronaldo, junta-se a ele no comando. Em 1986 a matriz é transferida para Diadema. A Wickbold possui uma frota de mais de 300 veículos que todos os dias deixa as três fábricas da empresa, duas em SP e uma no RJ em direção a centenas de pontos-de-vendas em seis estados brasileiros, carregada de um produto que tem no frescor uma de suas características mais apreciadas. São 60 tipos diferentes de pães e bolos, num total de mais de 35 mil toneladas/ano.
Os herdeiros dos fundadores dirigiram a empresa até 2013, quando a companhia decidiu incrementar o grau de profissionalização do negócio e contratou o executivo Fábio Medeiros para comandar a empresa, trocando também o primeiro escalão, formado por membros da família, por executivos do mercado. A Wickbold continua sendo controlada pela família fundadora, cujos integrantes participam apenas do conselho de administração.
Em agosto de 2015, a Wickbold anuncia a aquisição da rival Seven Boys, fundada em 1950 em Santos (SP) por Jinko Yonamine, um imigrante japonês que naturalizou-se brasileiro com o nome de Paulo. Como parte do acordo, Paulo Jinko Yonamine e sua filha Iza Yonamine, que dirigia a empresa, deixarão o negócio. A marca, e as estruturas de industrialização e distribuição serão mantidos, por ser uma marca tradicional no mercado e cujo portfólio está mais voltado para pães brancos e lanches.
A Wickbold possui unidades em Diadema (SP), onde também é a matriz, São Paulo, Rio de Janeiro e Hortolândia (SP). A empresa contrata também serviços de terceiros para a industrialização de pães. O pão para hot dog, por exemplo, é produzido pela Pita - Bread Indústria de Panificação Ltda.
Os herdeiros dos fundadores dirigiram a empresa até 2013, quando a companhia decidiu incrementar o grau de profissionalização do negócio e contratou o executivo Fábio Medeiros para comandar a empresa, trocando também o primeiro escalão, formado por membros da família, por executivos do mercado. A Wickbold continua sendo controlada pela família fundadora, cujos integrantes participam apenas do conselho de administração.
Em agosto de 2015, a Wickbold anuncia a aquisição da rival Seven Boys, fundada em 1950 em Santos (SP) por Jinko Yonamine, um imigrante japonês que naturalizou-se brasileiro com o nome de Paulo. Como parte do acordo, Paulo Jinko Yonamine e sua filha Iza Yonamine, que dirigia a empresa, deixarão o negócio. A marca, e as estruturas de industrialização e distribuição serão mantidos, por ser uma marca tradicional no mercado e cujo portfólio está mais voltado para pães brancos e lanches.
A Wickbold possui unidades em Diadema (SP), onde também é a matriz, São Paulo, Rio de Janeiro e Hortolândia (SP). A empresa contrata também serviços de terceiros para a industrialização de pães. O pão para hot dog, por exemplo, é produzido pela Pita - Bread Indústria de Panificação Ltda.
Em 30 de agosto de 2024, o Grupo Bimbo, dono de marcas como Pullman, Rap10 e Ana Maria, assinou contrato de compra de 100% das operações da Wickbold. A operação inclui as marcas Wickbold e Seven Boys, além de quatro fábricas localizadas nas regiões Sul e Sudeste. O valor da compra não foi divulgado e a transação ainda deve passar pelas autorizações regulatórias. Em comunicado, o Grupo Bimbo diz que essa movimentação faz parte de uma estratégia de expansão no Brasil, além de reforçar sua atuação no Sul. No segundo trimestre deste ano, a empresa faturou cerca de R$ 28 bilhões, com crescimento de 3,8% em vendas na América Latina e destaque para a operação no Brasil. Com 86 anos de atuação, a Wickbold anunciou a aquisição da marca Seven Boys em 2015, como parte de seu processo de expansão. A Wickbold conta com 2,5 mil funcionários.
(Fonte: revista Forbes Brasil - 23.05.2001 / jornal Gazeta Mercantil - 10.10.2003 / jornal Valor online - 11.08.2015 / GiroNews - 02.09.2024 - partes)
(Fonte: revista Forbes Brasil - 23.05.2001 / jornal Gazeta Mercantil - 10.10.2003 / jornal Valor online - 11.08.2015 / GiroNews - 02.09.2024 - partes)
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