David Sarnoff, russo que emigrou para os Estados Unidos em 1900 aos 9 anos, viu no rádio, no início do século XX, o que ninguém conseguira enxergar. O rádio, recém-descoberto, poderia se transformar num instrumento de entretenimento para as massas. Poderia ser um grande negócio. Sarnoff era apenas um gerente da Radio Corporation of America, a RCA , quando imaginou que, com um rádio em casa, cada americano poderia ouvir suas músicas preferidas ou ficar a par do campeonato nacional de futebol. Sabia que a criação de conteúdo e sua transmissão para as massas seriam o caminho mais curto para os lucros da empresa.
Assim nasceram as broadcasts, as grandes redes de transmissão. As vendas de aparelhos de rádio da RCA explodiram. Sarnoff fez o mesmo com a televisão, anos depois. Por anos, Sarnoff e a RCA se confundiram. Sarnoff aposentou-se em 1969, o ano em que Neil Armstrong comentou, por rádio, a sensação de ser o primeiro homem a pisar na lua.
Em 1921, Sarnoff é apontado como gerente-geral da RCA. Cria a primeira rede de transmissão de programas esportivos. Em 1939 introduz as redes de TV nos Estados Unidos.
Em 1926, Sarnoff criou a NBC, a primeira rede de rádio.
Durante os anos 1950, o proprietário da NBC Radio Corporation of America, a RCA, começou a fabricar uma marca de televisores coloridos. Eles queriam representar a novidade colocando muitas cores no logotipo.
(Fonte: Exame - 15.12.1999 / msn Economia e Negócios - 04.12.2014)
(Fonte: Exame - 15.12.1999 / msn Economia e Negócios - 04.12.2014)
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