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6 de out. de 2011

Henkel

     Em 26 de setembro de 1876, Fritz Henkel, de 28 anos, e seus dois sócios fundaram a empresa Henkel & Cie em Aachen. O produto da empresa era um sabão para roupas baseado em silicato de sódio, que eles batizaram de Universal-Waschmittel. Ao contrário de todos os produtos semelhantes, vendidos a granel na época, este sabão para serviços pesados era comercializado em pacotes práticos.
     Em 1878, foi lançado o primeiro produto com a marca Henkel. Resultado das pesquisas do próprio Fritz Henkel, essa soda branqueadora era feita de silicato de sódio solúvel e de soda calcinada (sem água). No mesmo ano, a Henkel também começou a exportar produtos: 200 caixas da Henkel's Bleich-Soda e 45 quilos de Universal-Waschmittel para a Suíça.
     Sustentando-se no sucesso de seu primeiro produto de marca - a Henkel’s Bleich-Soda (soda branqueadora) — Fritz Henkel transferiu sua empresa para Düsseldorf em 1878. A princípio, ele alugou uma fábrica no bairro de Flingern, e depois construiu sua própria fábrica em Düsseldorf-Oberbilk em 1880. Em 1899, Fritz Henkel comprou um terreno em Holthausen, que ficava nos subúrbios de Düsseldorf. No mesmo ano, ele começou a construir uma fábrica de soda branqueadora, uma fábrica de silicato de sódio, uma caldeira com oficinas e um prédio administrativo. Em março de 1900, a Henkel estava pronta para iniciar a produção no novo local.
     Em 1907, foi lançado o Persil, o primeiro sabão para roupas que agia sozinho, o que foi um marco para o crescimento da Henkel desde essa época. O sabão, que limpava e branqueava as roupas sem utilizar cloro, não só eliminava a tarefa fisicamente cansativa de esfregar e lavar à mão, o que causava o desgaste das roupas, mas também melhorava a higiene do lar. Essas foram contribuições diretamente tangíveis que a Henkel fez para o progresso social. Atualmente, o Persil é a marca líder de sabão para roupas na Alemanha, e uma das principais marcas da unidade de negócio Laundry & Home Care.
    Em 29 de janeiro de 1913, a Henkel fundou sua primeira subsidiária: Henkel & Cie AG em Basel-Pratteln, Suíça. Até 1923, ela continuou sendo a única subsidiária da Henkel com uma fábrica fora da Alemanha. Tanto o Henco quanto o Persil eram produzidos lá. Suas instalações abrangiam uma área de 9.161 metros quadrados. Em seu primeiro ano, as vendas foram de cerca de 1,5 milhões de francos suíços.
     No início do ano de 1922, no porão do prédio do departamento de embalagens Holthausen, a Henkel começou a produzir adesivos para uso interno: Sula (adesivo de papel) Desula (adesivo de papelão) e Buba (adesivo de embalagem). No primeiro ano, o total de 123 toneladas de adesivos foram produzidos para uso próprio da empresa. Em 1923, uma cola foi vendida a uma empresa vizinha pela primeira vez. A partir de 1928, a Henkel começou a exportar adesivos, principalmente para seus vizinhos europeus e, a partir de 1929, também para a Austrália & América do Sul.
     Em 1929, a Henkel ampliou seu portfólio incluindo o limpador industrial P3. Os limpadores P3 permitem a remoção de sujeira e outros contaminantes de superfícies rígidas.
     No início do ano de 1930, o Dr. h.c. Fritz Henkel, filho do fundador, faleceu com apenas 55 anos. Pouco tempo depois, o fundador da empresa, o "Kommerzienrat" Fritz Henkel, morreu aos 81 anos de idade. Dr. Hugo Henkel assumiu a gestão da empresa.
     O Dr. Jost Henkel, filho mais velho do Dr. Hugo Henkel se juntou à empresa nem 1933. A partir de 1942, ele liderou a empresa durante a Segunda Guerra Mundial e abriu caminhos para o crescimento de uma fábrica de detergentes para o ramo da indústria química.
     Em 1938, a terceira geração da família Henkel assumiu a gestão da empresa. O Dr. Hugo Henkel se juntou ao recém-formado Conselho Consultivo e Conselho de Supervisão. Seu filho Jost, seu sobrinho Werner Lüps e Carl August Bagel, genro de Fritz Henkel (filho) se tornaram Diretores Administrativos.
     Em 1939, o Dr. Willy Manchot substituiu Carl August Bagel, que estava doente, assumindo seu cargo de Gerente Geral da Henkel & Cie GmbH e como membro do Conselho Administrativo da Henkel & Cie AG.
     Em 21 de novembro de 1947, a família Henkel voltou à empresa, e os antigos membros do Conselho Administrativo foram reintegrados com total restauração de seus direitos. Em 10 de dezembro, a Henkel implantou uma reorganização dos Conselhos Administrativo e Consultivo.
     Em 1948, o Dr. Konrad Henkel, o segundo filho do Dr. Hugo Henkel se juntou à empresa como químico.
     A Henkel entrou no ramo de cosméticos por meio da aquisição da TheraChemie em 1950. A TheraChemie passou a comercializar os corantes líquidos Poly Color para cabelos três anos antes, em 1947. 
     Em 1956, o Dr. Konrad Henkel se tornou Gerente Geral da Henkel & Cie GmbH.
     Em 1961, aos 51 anos, o diretor da empresa, o Dr. Jost Henkel, faleceu inesperadamente. Seu irmão mais novo, o Dr. Konrad Henkel, assumiu como presidente do Conselho Administrativo. A partir da década de 60, ele transformou o negócio de família, que, até esse momento, era ativo no mercado alemão, em um grupo de posição internacional.
     O "Leão da Henkel" desapareceu da embalagem e foi substituído pelo logo oval da Henkel (1961)
     Em 1980, o Dr. Konrad Henkel se tornou Presidente do Conselho de Supervisão e do Comitê de Acionistas da Henkel KGaA. Ele foi o último membro da família Henkel a ocupar o cargo da Presidente Executivo. O professor Dr. Helmut Sihler se tornou Presidente e Diretor Executivo.
     Em 1985, a Henkel comprou pouco mais de 25% das ações ordinárias da Loctite da família Krieble (vide origem da marca Loctile neste blog). Esta participação foi expandida em várias etapas para 35% até 1996. A Henkel comprou a Loctite totalmente em 1997. Atualmente, a Loctite é a maior marca no ramo de Tecnologias Adesivas.
     Em 1990, o Dr. Konrad Henkel entregou a presidência do Conselho de Supervisão e do Comitê de Acionistas para Albrecht Woeste, neto do fundador da empresa. O Dr. Konrad Henkel se tornou "Presidente Honorário da Henkel"
     Em julho de 1995, a Henkel comprou a Schwarzkopf (vide origem da marca Schwarzkopf neste blog), que faz parte da empresa desde então. Com a aquisição, a Henkel conseguiu dobrar as vendas de sua unidade de negócio de Beauty Care (Cosméticos). Agora, a Schwarzkopf é uma das principais marcas de produtos para os cabelos do mundo e é a maior marca no portfólio da Henkel.
     A Henkel comprou a Loctite totalmente em 1997. Em 1985, a Henkel já tinha adquirido pouco mais de 25% das ações ordinárias da Loctite da família Krieble. Esta participação foi expandida em várias etapas para 35% até 1996. Atualmente, a Loctite é a maior marca no ramo de Tecnologias Adesivas.
     Em 2004, a Henkel comprou a empresa norte-americana The Dial Corporation, fabricante de sabões em pó, produtos de limpeza para o lar e produtos de higiene. O portfólio de produtos inclui sabonetes, sabonetes líquidos e gel para banho, no ramo de produtos de higiene, além de sabões em pó e odorizadores de ar.
     Em 2008, a Henkel comprou da Akzo Nobel as linhas de Adesivos e Materiais Eletrônicos previamente pertencentes à National Starch. Isso tornou o segmento de Adhesive Technologies a unidade de negócio com a maior parcela de vendas da Henkel. Na unidade de negócio de Adhesive Technologies, a aquisição fortaleceu principalmente as áreas Adesivos para Embalagem e Madeira e Eletrônicos.
     Em junho de 2014, a Henkel AG & Co. KGaA assinou um acordo com fundos, assessorada pela BC Partners, para adquirir todas as ações do Spotless Group SAS, Neuilly-sur-Seine, França. O Grupo Spotless opera nas categorias de produtos para lavanderia, controle de insetos e cuidados com o lar e mantém posições líderes de mercado em mercados europeus consolidados, tais como a França, Itália, Espanha e Reino Unido.
     A Henkel é dona de marcas como Super Bonder e Pritt.
(Fonte: site da empresa)

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