A fabricante de calçados Beira Rio foi fundada em 1975 no município de Igrejinha, uma tradicional região calçadista gaúcha. A Beira Rio foi uma das poucas empresas do setor que não levaram a produção para o Nordeste, na busca de redução de custos para enfrentar a concorrência chinesa. Suas 11 unidades fabris permanecem no Rio Grande do Sul.
A sapatilha Moleca, lançada em 1983, é o carro-chefe, com vendas próximas a 30 milhões de pares em 2017. Uma das marcas mais novas, a Modare Ultraconforto, de calçados voltados para o conforto do pé, como o nome sugere, foi lançada em 2016 e já responde por 9% das vendas da empresa.
Embora despache calçados para 85 países, o foco da Beira Rio está nos mercados da América Latina, que concentram mais de 70% de seu faturamento com exportação. As semelhanças de cultura, clima e língua facilitam a aceitação dos produtos na América Latina, segundo Roberto Argenta, presidente da Beira Rio. A proximidade geográfica também proporciona um ganho logístico para a Beira Rio na competição com o calçado chinês, principalmente em produtos que acompanham as oscilações de moda e exigem um ciclo curto entre a produção e a distribuição.
Considerando números de 2017/2018, a Beira Rio concentra suas vendas em calçados até 79 reais, distribuídos por uma rede de 26.000 pontos de venda país afora, com foco em mulheres da classe C. Em 2017, a produção alcançou 97 milhões de pares.
(Fonte: Exame Melhores & Maiores - 2018)
A sapatilha Moleca, lançada em 1983, é o carro-chefe, com vendas próximas a 30 milhões de pares em 2017. Uma das marcas mais novas, a Modare Ultraconforto, de calçados voltados para o conforto do pé, como o nome sugere, foi lançada em 2016 e já responde por 9% das vendas da empresa.
Embora despache calçados para 85 países, o foco da Beira Rio está nos mercados da América Latina, que concentram mais de 70% de seu faturamento com exportação. As semelhanças de cultura, clima e língua facilitam a aceitação dos produtos na América Latina, segundo Roberto Argenta, presidente da Beira Rio. A proximidade geográfica também proporciona um ganho logístico para a Beira Rio na competição com o calçado chinês, principalmente em produtos que acompanham as oscilações de moda e exigem um ciclo curto entre a produção e a distribuição.
Considerando números de 2017/2018, a Beira Rio concentra suas vendas em calçados até 79 reais, distribuídos por uma rede de 26.000 pontos de venda país afora, com foco em mulheres da classe C. Em 2017, a produção alcançou 97 milhões de pares.
(Fonte: Exame Melhores & Maiores - 2018)
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