Total de visualizações de página

1 de out. de 2011

Valid Soluções

          Em 1957, sob o nome Thomas de La Rue, a Valid começou a operar no Brasil como uma subsidiária dessa companhia inglesa, fornecendo serviços de tecnologia em impressão e papel de alta segurança.
          Após três décadas, mais precisamente em 1993, a American Banknote adquiriu a Thomas de La Rue, o que deu lugar a um longo período de expansão. Rapidamente, a companhia se torna uma referência no Brasil para a emissão segura de documentos.
          Vale lembrar que na década de 1940, a American Bank Note Company (New York) confeccionava as cédulas da moeda brasileira real (plural réis). Já a confecção das cédulas de cruzeiro, nas décadas de 1940 a 1960, era compartilhada pela American Bank Note Company e pela Thomas de La Rue & Company, Limited (London). As cédulas de cada empresa, no mesmo valor, eram diferenciadas pela cor.
          Na década de 1990, a companhia avançou em diversas áreas: fechou contrato de serviços gráficos para Bradesco e Itaú, adquiriu a Menno Cartões, que na época era líder em fabricação de cartões plásticos no Brasil, e fechou contrato de joint venture com a empresa francesa Gemplus SCA, líder mundial no mercado de smart cards.
          A empresa lança a sua Primeira Oferta Pública em 2006, vendendo 57% do seu capital social, alcançando um total de R$ 480 milhões.
          Após a abertura de capital, a companhia deu continuidade ao seu maior processo de expansão, adquirindo diversas empresas, como a “Trust Administração e Participações Ltda”, do segmento gráfico de segurança, a “Transtex”, de meios de pagamento e identificação, na Argentina, a “Interprint”, a “PPI Secure Solutions LLC”, sediada nos Estados Unidos, a “Inversiones German Martinez S.A.S”, estabelecida na Colômbia, a “Cubic”, sediada na Irlanda, dentre muitas outras empresas do setor de segurança digital.
          A Valid foi atrás de tecnologia avançada e buscou adquirir empresas qualificadas para se manter à frente do seu nicho de atuação. Neste processo, conquistou presença em diversos países, como Argentina, Colômbia, México, Estados Unidos, além de expandir seu território nos continentes da Europa, África, Ásia e Oriente Médio.
          Na Argentina, a empresa chega em 2007, quando foi disponibilizado o portfólio de soluções de Meios de Pagamento.
          Em 2010, a empresa passa a se chamar Valid e começa a operar na Europa, criando as condições para entrar em uma nova era.
          Em 2011, iniciou uma nova etapa tecnológica para prestação de serviço a clientes, nascendo assim a Valid Certificadora Digital, uma empresa totalmente dedicada à Certificação Digital.
          Com presença então no Brasil, na Argentina e na Espanha, em 2012 a Valid começa a consolidar a sua presença nos Estados Unidos oferecendo Soluções de Data, Meios de Pagamento e Mobile. No ano seguinte, 2013, a Valid amplia o seu portfólio de soluções nos Estados Unidos com sistemas de identificação segura.
          Em 2015, uma nova aquisição solidifica a presença da Valid nos Estados Unidos, na Europa, na África, na Ásia e no Oriente Médio, estendendo assim a sua presença para os cinco continentes.
          A Valid entra no mundo da IoT em 2017 com case desenvolvido para a indústria automobilística com a Cubic Telecom.
          Atualmente ela marca presença em 17 países. O seu negócio basicamente é dividido em 3 partes:
Identificação: Carteira de habilitação, carteira de identidade e documentos veiculares, tendo como principais clientes Autoridades de Trânsito, Polícia Federal e Autoridades Tributárias.
Mobile: Quinta maior fornecedora de cartões SIM (Chip para celular) e tem como
principais clientes as maiores operadoras de celular. O Mobile é a maior participação global da empresa, possuindo uma Market Share de 7,5% no mundo.
Prevendo uma evolução do mercado, a Valid está se inserindo no core de assinaturas eletrônicas (Identificação digital e reconhecimento facial) e demais.
Meios de Pagamento: Cartões com chip, cartões magnéticos e soluções de mobile banking. Atende principalmente instituições financeiras, transportes públicos e varejistas. As compras através de celular utilizando o Google Pay ou Apple Pay, utilizam o sistema que a Valid desenvolveu.
          A Valid Soluções foi responsável em 2019 pela produção de materiais gráficos para os seguintes exames, avaliações e pré-testes realizados pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep): Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e pré-teste para o Banco Nacional de Itens. O contrato para a diagramação, produção, manuseio, embalagem e rotulagem de provas e instrumentos de aplicação destas quatro provas foi firmado com a vitória da Valid no Pregão Eletrônico 01/2019, do Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O valor máximo do contrato pode chegar a R$ 143 milhões dependendo da quantidade de cadernos de exames confeccionados e obedecendo aos critérios de cada uma das avaliações – o Saeb, o Encceja e o Enade são aplicados pelo Inep em todo o país, anual ou bienalmente, segundo informou a empresa. O contrato com o Inep faz parte da vertical de negócios da companhia chamada Valid Educação, composta por um portfólio integrado de soluções de identificação segura e de logística para o mercado de ensino.
          Em 23 de novembro de 2022, a administração da Valid Soluções informa que irá submeter à avaliação de acionistas a incorporação da Valid Participações e da Interprint pela companhia, cujos capitais sociais são integralmente detidos pela empresa.
          São muitas as empresas que compõem o grupo:

Blu Pay:

          Fintech de soluções para pagamentos digitais instantâneos com segurança. Participou do laboratório de inovações financeiras e tecnológicas, coordenado pelo Banco Central e Fenasbac, para atender aos desafios tecnológicos do Pix.

Mitra:

          A Mitra é uma empresa de atuação nacional no mercado de Sistemas Integrados para Gestão Municipal, oferecendo respostas mais rápidas às necessidades sociais e econômicas dos municípios com uma matriz integrada e estruturada das informações dos governos locais, incluindo saúde, educação, mobilidade e segurança.
          Este sistema integrado faz parte de um projeto bastante interessante chamado “Cidades Inteligentes”, que usa a tecnologia a favor da integração entre a Administração Pública e a sociedade. Tem como objetivo reduzir a burocracia, fomentar o desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo melhorar a arrecadação municipal.

Estacionamento Digital:

          Esta empresa complementa o projeto de “Cidades inteligentes”. Oferece tecnologia digital para as operações de estacionamento rotativo público (prefeituras e concessionárias) ou privado. O objetivo é melhorar o planejamento de infraestrutura e mobilidade urbana dentro da operação de estacionamento, enquanto os motoristas podem contar com um aplicativo que ajuda na localização de vagas disponíveis e no pagamento digital.

Valid Hub:

          A Valid Hub presta consultoria tecnológica de tratamento de dados para desburocratizar e automatizar processos. Um dos seus cases, o Carven, é um sistema de comunicação para venda digital de veículos via web, com validade jurídica, 100% digital.

Agrotopus:
          Adquirida em outubro de 2018, com sede no estado do Paraná, tem foco em soluções corporativas para a área de agronegócio. Com a operação, a Agritech se torna uma linha de negócios da Valid especializada em soluções de inovação para a cadeia produtiva agrícola e pecuária.

Interprint:

          A empresa foi adquirida em maio de 2008. Com sede no estado de São Paulo, se dedica a proporcionar soluções completas em meios de pagamento e identificação para a indústria financeira e instituições governamentais. Os produtos do seu portfólio incluem, entre outros, carteiras de motorista, carteira de identidade, soluções biométricas (AFIS) e impressão eletrônica.

Logos Solvo:

          A empresa foi adquirida em outubro de 2015. Localizada nas Ilhas Maurício, se dedica globalmente à produção e venda de smart cards, desenvolvimento e implementação de sistemas operacionais para SIM e gestão de software e soluções para operadores móvel.
          Com o core business da empresa em identificar pessoas e objetos e certificação digital, a Valid conta com seis mil funcionários que trabalham para criar soluções personalizadas e integradas para diversos países, considerando as particularidades de cada cultura e região. Com isso, a empresa consegue se manter como um relevante player global na esfera da vida conectada.
(Fonte: site da empresa / reunião Apimec 05.12.2018 / IstoÉDinheiro - 30.04.2019 / GuiaInvest - 01.08.2019 (Eduardo Voglino) / Dica de Hoje Research - 04.01.2021 / Valor - 23.11.2022 - partes) 

Nenhum comentário: