A empresa de administração de pagamentos eletrônicos CSU CardSystem, criada e controlada pelo empresário Marcos Ribeiro Leite, foi fundada em 1992.
No início de 2004, a Telesystem, empresa de call center do grupo CSU, investiu 11 milhões de reais para montar sua primeira operação no mercado fluminense e expandir a unidade de Santo André, no ABC paulista.
A CSU abriu seu capital em maio de 2006. O maior pecado que uma empresa de capital aberto pode cometer é prometer e não entregar. É o que ocorre com a processadora de cartões CSU CardSystems, então presidida por seu fundador. Em 2006, a empresa venceu a maior licitação do setor, para administrar os cartões da Caixa Econômica. Mais de um ano se passou e o negócio não saiu do papel. Resultado: a ação caiu 38% de janeiro a outubro de 2007. Nesse período a Bolsa de Valores de São Paulo teve 39 recordes de alta.
No início de 2004, a Telesystem, empresa de call center do grupo CSU, investiu 11 milhões de reais para montar sua primeira operação no mercado fluminense e expandir a unidade de Santo André, no ABC paulista.
A CSU abriu seu capital em maio de 2006. O maior pecado que uma empresa de capital aberto pode cometer é prometer e não entregar. É o que ocorre com a processadora de cartões CSU CardSystems, então presidida por seu fundador. Em 2006, a empresa venceu a maior licitação do setor, para administrar os cartões da Caixa Econômica. Mais de um ano se passou e o negócio não saiu do papel. Resultado: a ação caiu 38% de janeiro a outubro de 2007. Nesse período a Bolsa de Valores de São Paulo teve 39 recordes de alta.
E desde o IPO até janeiro de 2008, a CSU viu suas ações caírem 70%, quando passou a enfrentar mais um problema. A companhia perdeu na Justiça um processo movido pela Saga Contact Center, sua parceira em um serviço prestado à Caixa Econômica Federal. A CSU, que venceu uma licitação para administrar a gigantesca base de cartões da Caixa, teria que entregar parte do faturamento do serviço para a Saga. A Saga, pequena empresa de call center que foi contratada pela CSU para o serviço, alegou ter tido participação fundamental na criação da infra-estrutura do projeto do banco estatal.
Em 2018 a Cardsystem perdeu um importante cliente, o Banco BMG), causando impacto nas receitas da empresa.
Os serviços de alta tecnologia da CSU são divididos em 4 linhas de negócios.
Csu.CardSystem - responsável pela gestão e processamento de meios eletrônicos de pagamento.
Este segmento de negócio atua nos serviços que compreendem todo o ciclo operacional relacionado a cartões de crédito (bancos, fintechs e varejistas). Nesta linha de negócio possui clientes relevantes como: Porto Seguro, Banrisul, Banco do Nordeste, Digi+, Losango, Sicredi, Banestes, entre outros.
Este segmento representa cerca de 80% do ebitda é a principal linha de negócio da empresa.
Csu.Contact - Responsável pelo serviço de contact center, gerindo múltiplos canais de acionamento e possibilitando o desenvolvimento de programas eficientes para aquisição, recuperação, cobrança e atendimento a clientes.
Csu.Marketsystem - Integra soluções de marketing direto para ações customer engagement. Basicamente a linha de negócio da empresa que foca o mercado brasileiro de fidelidade.
Csu.ITS - Focada na gestão e terceirização de data center.
Considerando dados de 2018/2019, a empresa tem receita líquida anual de pouco mais de 400 milhões de reais. A CSU conta com cerca de 6 mil colaboradores. Possui sedes nas regiões de Recife, Belo Horizonte, São Paulo e Alphaville.
(Fonte: revista Exame - 18.02.2004 / 24.10.2007 / 30.01.2008 / Eduardo Voglino - 29.09.2019 - partes)
Csu.CardSystem - responsável pela gestão e processamento de meios eletrônicos de pagamento.
Este segmento de negócio atua nos serviços que compreendem todo o ciclo operacional relacionado a cartões de crédito (bancos, fintechs e varejistas). Nesta linha de negócio possui clientes relevantes como: Porto Seguro, Banrisul, Banco do Nordeste, Digi+, Losango, Sicredi, Banestes, entre outros.
Este segmento representa cerca de 80% do ebitda é a principal linha de negócio da empresa.
Csu.Contact - Responsável pelo serviço de contact center, gerindo múltiplos canais de acionamento e possibilitando o desenvolvimento de programas eficientes para aquisição, recuperação, cobrança e atendimento a clientes.
Csu.Marketsystem - Integra soluções de marketing direto para ações customer engagement. Basicamente a linha de negócio da empresa que foca o mercado brasileiro de fidelidade.
Csu.ITS - Focada na gestão e terceirização de data center.
(Fonte: revista Exame - 18.02.2004 / 30.01.2008 / Eduardo Voglino - 29.09.2019 - partes)
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