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6 de out. de 2011

Jaguar

          A Jaguar teve seu início nos anos 1920 por iniciativa de William Lyons e William Walmsley, em Lancashire, Inglaterra. Os dois jovens iniciaram a empreitada de forma modesta, adotando o nome da empresa de Swallow (andorinha) para a produção de sidecars (pequeno habitáculo para acompanhante), com uma roda de apoio, acoplado à lateral de motocicletas.
          Nos anos 1930 a atividade motociclística foi abandonada e a nova fábrica em Coventry (Inglaterra) concentrou-se em automóveis. O primeiro surgiu no Salão de Londres de 1931. A andorinha transformou-se num felino. O felino da Jaguar deixa claro as vocações da marca: força, potência e velocidade.
          Em 1951, um modelo C-Type, com dois lugares e idealizado para corridas, foi campeão das 24 horas de Le Mans.  Em 1956 foi a vez do D-Type. Durante treinos para as 24 horas de Le Mans de 1956, o D-Type atingiu velocidade máxima de 270 km/h. O D-Type vem equipado com um motor de seis cilindros em linha que gera cerca de 245 cavalos de potência. O carro ainda conta com tração traseira, câmbio de quatro marchas e freios a disco, grande trunfo da Jaguar na década de 1950.
          O Jaguar D-Type vencedor das 24 horas de Le Mans em 1956 é o carro britânico mais caro de todos os tempos. Foi vendido no leilão RM Sotheby’s em 20 de agosto de 2016 pela bagatela de US$19,8 milhões, que com as taxas de leilão acabaram se tornando US$21,8 milhões. Ajudou na valorização do Jaguar para o leilão o fato de estar nas mesmas condições de 1956 quando levou Le Mans, caso raro entre carros de corrida. Ele foi aposentado um ano depois da conquista e, desde então, passou na mão de apenas três colecionadores até ser vendido pelo preço recorde.
          O E-Type é a excelência no que se diz respeito a carros esportivos. Com estreia em 1961, o carro foi produzido por mais de uma década. Enzo Ferrari disse uma vez que o E-Type foi o 'carro mais bonito já feito'.
          No batismo em seus modelos, a Jaguar é organizada. Todo sedã é X seguido por uma letra que determina sua categoria. Os esportivos são Type e os SUVs são Pace, até no caso dos elétricos como é com o I-Pace. Assim a linha tem E-Pace ligado ao sedã XE, F-Pace ligado ao XF e o futuro J-Pace atrelado ao XJ.
          Em 1989, a Ford desembolsou 2,5 bilhões de dólares pela Jaguar e anos depois, ser dono da mítica marca britânica se transformou em pesadelo para William Clay Ford Jr. Desde a compra até 2005 a Jaguar acumulou prejuízos de 1,2 bilhão de dólares e viu o mercado que dominava com a alemã Mercedes ser invadido pela BMW, Audi e Toyota e teve uma experiência catastrófica na Fórmula 1. No fim de julho de 2005, fechou as portas de sua mais tradicional fábrica, em Browns Lane, na Inglaterra.
          Vendida pela Ford ao grupo indiano Tata Motors (vide origem da marca Tata neste blog), em março de 2008 por 2,3 bilhões de dólares, a Jaguar continua com sua fábrica na Inglaterra. A Tata Motors adquiriu também da Ford a Land Rover formando a empresa Jaguar Land Rover - JLR (vide origem das marca Land Rover neste blog).
          No Brasil, estava previsto para o primeiro semestre de 2016 o início da produção da JLR em fábrica no município de Itatiaia, no sul do estado do Rio de Janeiro.
(Fonte: jornal Gazeta Mercantil - 18.07.2001 - Pág. 13 - Carro / BI Business Insider - MSN - 20.11.2015 / (MSN – VIP – Pedro Borg – 27.08.2016 / msn - carros) - partes).

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