Fundada em 1943, a Niasi nasceu pelas mãos do imigrante libanês Niasi Melhem Abdo, que vendia grampos em salões de beleza em São Paulo. Abdo percebeu a oportunidade de crescer representando marcas como L'Oréal, Revlon (vide origem da marca Revlon neste blog), e Wella. E notou que teria um lucro muito maior se criasse sua própria marca. Daí para a criação da Niasi, foi um passo.
A empresa cresceu sem parar até que, no final dos anos 1980, sua situação financeira ficou complicada. Um do problemas que impediram a Niasi de alçar voos mais altos, teria sido a existência de um conselho familiar altamente conflituoso. Formado pelos irmãos Max, Maria Helena e Maria Salete, filhos do fundador Niasi Abdo, e a cunhada dos três, Maria da Glória, esposa do finado Niasi José Abdo, o conselho nem sempre acatava as decisões do profissional de mercado colocado no comando da empresa.
A Niasi ganhou, porém, um forte impulso a partir do início dos anos 1990, quando o executivo João Luiz Resende assumiu a presidência. Reconhecendo ser "copiadores rápidos, e não investir em inovação tecnológica por falta de vocação" e, com um relacionamento saudável entre o executivo e o conselho, a Niasi quase dobrou de tamanho com pouco mais de 20% dos funcionários existentes até então.
Nos últimos meses de 2003, quando assumiu a presidência da empresa, o executivo Antonio Carlos Paulino constatou que o esmalte Risqué e a tintura para cabelos Biocolor, ambos com mais de 40 anos e enorme presença no mercado, precisavam ser reposicionados para serem mais lembrados pelo público mais jovem. Embalagens foram mudadas e introduzida uma série de cores e tipos de esmaltes e xampus. Em 2005 as marcas foram patrocinadoras de eventos badalados e associados à vanguarda, como o desfile de modas São Paulo Fashion Week. Ao mesmo tampo foi lançada uma nova linha de produtos destinados apenas a profissionais do setor de estética.
Em setembro de 2008, a Niasi é adquirida pelo grupo Hypermarcas e tem sua denominação alterada para Cosmed.
(Fonte: revista Forbes Brasil - 15.02.2003 / revista Exame - 27.10.2004)
A empresa cresceu sem parar até que, no final dos anos 1980, sua situação financeira ficou complicada. Um do problemas que impediram a Niasi de alçar voos mais altos, teria sido a existência de um conselho familiar altamente conflituoso. Formado pelos irmãos Max, Maria Helena e Maria Salete, filhos do fundador Niasi Abdo, e a cunhada dos três, Maria da Glória, esposa do finado Niasi José Abdo, o conselho nem sempre acatava as decisões do profissional de mercado colocado no comando da empresa.
A Niasi ganhou, porém, um forte impulso a partir do início dos anos 1990, quando o executivo João Luiz Resende assumiu a presidência. Reconhecendo ser "copiadores rápidos, e não investir em inovação tecnológica por falta de vocação" e, com um relacionamento saudável entre o executivo e o conselho, a Niasi quase dobrou de tamanho com pouco mais de 20% dos funcionários existentes até então.
Nos últimos meses de 2003, quando assumiu a presidência da empresa, o executivo Antonio Carlos Paulino constatou que o esmalte Risqué e a tintura para cabelos Biocolor, ambos com mais de 40 anos e enorme presença no mercado, precisavam ser reposicionados para serem mais lembrados pelo público mais jovem. Embalagens foram mudadas e introduzida uma série de cores e tipos de esmaltes e xampus. Em 2005 as marcas foram patrocinadoras de eventos badalados e associados à vanguarda, como o desfile de modas São Paulo Fashion Week. Ao mesmo tampo foi lançada uma nova linha de produtos destinados apenas a profissionais do setor de estética.
Em setembro de 2008, a Niasi é adquirida pelo grupo Hypermarcas e tem sua denominação alterada para Cosmed.
(Fonte: revista Forbes Brasil - 15.02.2003 / revista Exame - 27.10.2004)
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