Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Chocolates Garoto

          A Chocolates Garoto foi fundada em 16 de agosto de 1929 pelo imigrante alemão Henrique Meyerfreund com o nome de Fábrica de Balas H. Meyerfreund & Cia., em Vila Velha, no Espírito Santo. As primeiras balas eram vendidas por meninos, em tabuleiros, nos pontos de bonde da cidade. 
         Os confeitos fizeram sucesso, e os consumidores passaram a procurar pelas balas dos “garotos”, o que levou a empresa a ser chamada de Garoto. Em 1934, foi lançado um dos produtos de maior sucesso da marca: as pastilhas de hortelã.
          A companhia começou a produzir chocolates apenas em 1936. Um produto de grande relevância é o bombom Serenata do Amor (de 1949), que vem dentro da famosa caixa amarela. O chocolate Baton (originalmente Leite e Mel, de 1948) também faz sucesso, especialmente com as crianças.
           A caixa amarela  foi a primeira caixa de bombons do brasil. Foi lançada em 1959.
          No início da década de 1990, o empresário Helmut Meyerfreund, principal acionista da Garoto, impôs-se uma meta: alcançar a supremacia na área industrial.Conseguiu. Em 1993, ao completar um investimentos de 40 milhões de dólares e elevar a produção a 80.000 toneladas anuais, a empresa tornou-se a maior empresa do setor em capacidade instalada em toda a América do Sul, com uma linha de mais de cem produtos, embora seja a terceira em participação do mercado brasileiro, atrás da Lacta e da Nestlé. O desafio passou a ser o escoamento da produção. Com a retração do mercado interno, a Garoto foi buscar receita no exterior, capitaneada por Jacob Gremasco, diretor de vendas da empresa.     
      Desde 2002, a empresa pertence à Nestlé e o processo no Cade se arrasta durante anos. Uma das propostas da Nestlé é vender a marca Serenata do Amor, mas há grande resistência, inclusive na classe política.
          A Garoto tem sede em Vitória, a capital capixaba.
(Fonte: www.propagandasfamosas / Almanaque / caixa bombons Garoto / revista Exame - 27.04.1994 / revista Veja - 20.07.2016 / UOL 29.08.2017 - partes)

Nenhum comentário: