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5 de out. de 2011

Patagonia

          A Patagonia, fabricante de roupas e acessórios para prática de esportes ao ar livre, fundada por um montanhista nos anos 1970, na Califórnia, tornou-se um ícone do consumo responsável ao levar o conceito ao limite - incentivar os consumidores a comprar menos. A empresa conserta de graça roupas velhas dos clientes e, quando eles querem se desfazer delas, ajuda-os a vendê-las.
          A marca conseguiu se apropriar da questão ambiental. O fato de a Patagonia ter conseguido colocar a questão da sustentabilidade ambiental como valor não foi casual. Assim como suas concorrentes North Face e Columbia, a Patagônica tem relação com a natureza. Mas a Patagonia vai além: mantém vários programas de proteção ambiental e políticas internas que realmente a diferenciam das outras.
          A bandeira declaradamente anticonsumista não impediu o crescimento da empresa. Ao contrário, quase dobrou suas vendas de 2008 a 2015. E, para disseminar suas práticas na indústria de roupas e calçados, a companhia se associou ao gigante varejista Walmart e hoje rastreia as práticas socioambientais de mais de 300.000 varejistas e fabricantes do setor - ou 40% do mercado têxtil mundial
          As iniciativas estão sob a supervisão do americano Rick Ridgeway, também montanhista e vice-presidente de engajamento público da Patagonia.
          Com 79 lojas próprias em 14 países, a Patagonia criou um fundo próprio para investir em startups que compartilhem a mesma visão.
(Fonte: revista Exame - 19.08.2015 / jornal O Estado de S. Paulo - msn - 14.05.2018 - partes)

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