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2 de out. de 2011

Swatch

          Uma das versões para a origem da marca "Swatch" é que o seu nome deriva de uma contração das palavras "Swiss Watch" (relógio suíço, em português), mas Nicolas Hayek, o presidente de The Swatch Group, afirma que a contração original era "Second Watch". O novo relógio foi introduzido como um novo conceito do produto: casual, divertido e com acessórios não reutilizáveis. A primeira coleção de 12 modelos da Swatch foi lançada no dia 1 de março de 1983 em Zurich. Inicialmente o preço variou de 39,90 a 49,90 francos suíços, mas foi unificado em 50 francos suíços no outono do mesmo ano.
          Os objetivos de vendas fixados foram de 1 milhão de relógios para 1983 e 2.5 milhões para o ano seguinte. Com uma campanha de marketing agressiva e um preço muito acessível para um relógio suíço, rapidamente conquistou o seu mercado natal. Comparado com os relógios convencionais, um Swatch era 80% mais barato relativamente aos custos de produção, devido à completa automatização da produção e redução do número de componentes dos habituais 91 ou mais, para apenas 51 componentes.
          Nicolas Hayek está acostumado com a curiosidade das pessoas pelo seu pulso. Todos querem saber se ele chega a usar oito relógios ao mesmo tempo, como seu pai, Nicolas G. Hayek (1928-2010), que fundou e comandava o Swatch Group a partir da cidade de Biel, na Suíça. Hayek filho, nascido em 1955, desconversa, e diz que usa dois ou três.
          Desde então, a empresa cresceu e está bastante diferente. Hoje, suas vendas são principalmente de relógios que custam muito mais caro. E o leque de marcas é para lá e diversificado. Breguet e Omega são as marcas de altíssimo luxo; Longine e Rado, a linha de luxo; Tissot, Mido, Hamilton, Certina, Calvin Klein watches+jewelry, são as marcas intermediárias; e Swatch e Flik Flak, o modelos básicos.
          A história da Swatch, ou, The Swatch Group, porém, começa muito antes de  Hayek, o pai, ter sido chamado para salvar a empresa. Em 1930, foi fundada a SSIH, através da junção das marcas Omega e Tissot. Um ano depois, em 1931, foi fundada a ASUG. O principal objetivo da SSIH era a venda de relógios suíços de qualidade. Subsidiando companhias que produziam os mecanismos de relógios de alta qualidade e uma série de marcas de relógio de baixo custo, a SSIH conseguiu gradualmente estabelecer-se numa forte posição como produtora de relógios suíços. A ASUAG tinha como meta manter, melhorar e desenvolver a indústria suíça de relógios. Ela também expandiu gradualmente, através da compra de companhias que produziam mecanismos em branco (sem marca) e empresas de relógios acabados, que vieram a se unir sob a subsidiária GWC - General Watch Co. Ltd.
          Na década de 1930, tanto a ASUAG quanto a SSIH procuraram combater a severa crise econômica e o alto índice de desemprego através de pesquisas complementares e programas de desenvolvimento em suas empresas. Foi difícil, para ambas as empresas, implementar uma política industrial comum a todas as subsidiárias envolvidas. Repetidas crises na indústria relojoeira suíça na década de 1970 colocaram a ASUAG e a SSIH mais uma vez em apuros. A competição com mercados estrangeiros, principalmente o japonês, com sua produção em massa de produtos eletrônicos de baixo custo e novas tecnologias estabeleceram rapidamente sua posição no mercado. Por fim, tanto a ASUAG, quanto a SSIH, enfrentaram falência e competidores estrangeiros se oferecerem para comprar marcas de prestígio, tais como Omega, Longines, Tissot, entre outras.
          Naquele momento, Nicolas G. Hayek, à época dono da Hayek Engineering, recebeu a missão de desenvolver uma estratégia para o futuro das companhias. Em 1983, o recém renomado "Hayek Study" recomendou uma série de medidas para permitir a sobrevivência e recuperação das companhias. Passos fundamentais incluíam a fusão da ASUAG com a SSIH para formar a SMH (Swiss Corporation for Microeletronics and Watchmaking Industries Ltd.) e o lançamento de um relógio artístico e emocional de baixo custo e alta tecnologia - o Swatch.
          O Swatch surgiu em 1983 como resposta à queda brutal que o mercado relojoeiro suíço sofreu com a introdução de relógios japoneses de baixo custo. Estes eram tecnicamente perfeitos, funcionavam à base de quartzo e eram vendidos a preços para arrasar o mercado. Foi o que aconteceu: os japoneses fizeram com que a venda de relógios suíços despencasse de 91 para 43 milhões de unidades de 1974 a 1983.
          A Swatch então propôs-se a bater os japoneses em seu próprio campo ao produzir relógios de apenas 20 gramas com os elementos mecânicos reduzidos ao mínimo, soldados por robôs. Os relógios também funcionavam perfeitamente, mas seu grande trunfo era a sua apresentação. Os suíços partiram de uma ideia simples e altamente eficaz: uma decoração alegre e versátil, em eterna mutação, imaginada e executada, com tiragens limitadas, pelos melhores designers do mundo. Assim, a Swatch conseguiu dar a volta por cima: livrou-se da efemeridade da moda ao usá-lo como guia de conduta de suas constantes modificações. Já se antevia, no início de 1996, o dia em que o consumidor encomendaria o seu modelo exclusivo a partir de sugestões de design transmitidas pela mídia interativa.
          Criaram-se novas oportunidades e estabeleceram-se novas culturas. Em cinco anos, o SMH Group tornou-se o mais valioso fabricante de relógios do mundo. Em 1998, o SMH Group muda de nome, passando a se chamar The Swatch Group. Na época, tanto a SSIH quanto a ASUAG mantinham em seu poder um grande número de marcas bem estabelecidas no mercado. As estratégias inovadoras de Nicolas G. Hayek também serviram de modelo para toda a indústria relojoeira suíça e foram peça-chave para o renascer da indústria. Suas conquistas são amplamente reconhecidas na Suíça e no mundo.
          A Omega - uma das 19 marcas do Swatch Group - desembarca no Rio de Janeiro um exército de 480 especialistas para registrar tempo, distância e outras informações em todos os 42 esportes incluídos na Olimpíada de agosto de 2016.
(Fonte: revista Exame - 17.01.1996 / revista Forbes Brasil - 13.03.2003 / site Swatch Group / Wikipédia - partes)

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