Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Kellogg´s (Pringles)

          Em 1898, a partir de uma intenção fracassada de produção de granola, o fundador da empresa, Will Keith Kellogg, e seu irmão, Dr. John Harvey Kellogg, mudaram para sempre o café da manhã, quando acidentalmente fizeram flocos de trigo. W.K. continuou fazendo novos experimentos até chegar aos flocos de milho e criar a receita de Corn Flakes da Kellogg’s.
          Uma outra versão é relatada pelo jornalista americano Michael Moss em seu livro Sal, Açúcar e Gordura. Ele conta que o médico John Harvey Kellogg, queria curar os casos de dispepsia (dor abdominal após a ingestão de alimentos), comuns nos Estados Unidos no fim do século XIX. Para tal, ele criou um sanatório onde tratava os pacientes com atividade física e mudanças na alimentação, reduzindo o consumo de açúcar e sal. Inspirado na ideia de um empresário, ele produziu um cereal em flocos, à base de trigo, que teve relativa boa recepção entre os pacientes. Em determinado momento, seu irmão, Will, passou a gerenciar a produção, criou uma versão de milho do cereal e, sem o consentimento de John, adicionou açúcar à massa. O sucesso do produto criou um conflito na família, mas deu origem à empresa Kellogg, registrada em 1922 por Will, que espalhou e cereal açucarado pelo território americano e, mais tarde, pelo mundo.
          A Kellogg Company foi oficialmente fundada em 1906 como Battle Creek Toasted Corn Flake Company (Companhia de flocos de milho tostados de Battle Creek)
          Em 1923, a Kellogg fez outro movimento audaz, tornando-se a primeira empresa a contratar uma nutróloga. Mary Barber abriu o Departamento de Economia Doméstica da Kellogg e começou a definir o papel desempenhado por diferentes alimentos em uma dieta adequada.
          A economia dos Estados Unidos passava por uma grande depressão em 1930. Foi quando W.K.Kellogg declarou: “Investirei nas pessoas”. Ele também fundou a Fundação W.K.Kellogg, cuja missão é a de ajudar no futuro das crianças. Para aumentar seu compromisso, a Kellogg´s foi a primeira empresa a divulgar nas embalagens as informações nutricionais de seus produtos, assim os consumidores poderiam saber exatamente o que estavam adquirindo.
          Os Sucrilhos Kellogg´s e o Tigre Tony aparecem pela primeira vez nas prateleiras em 1953, constituindo-se como marcas da Kellogg.
          No Brasil, a Kellogg desembarca em 1961 e, em 1962 começa a produzir Corn Flakes e Sucrilhos.
          Em 1969, a Kellogg Company teve a honra de fornecer café da manhã para os legendários Neil Armstrong, Buzz Aldrin (na época ainda com o nome original de Edwin Aldrin) e Michael Collins, durante a primeira viagem à lua com a Apolo 11.
          A produção de granolas teve início em 1979.
          Em 1997, foi inaugurado o Instituto de Alimentação, Nutrição e Investigação W.K.Kellogg, onde cientistas de alimentos, nutrólogos e engenheiros transformam os benefícios dos grãos e outros ingredientes em alimentos com sabor e bons para toda a família.
          Em 2001, a Kellogg Company adquire a Keebler Foods, a segunda maior empresa de biscoitos dos Estados Unidos. No ano seguinte, as linhas Muslix e Granola se unem, formando a linha Kellness. Em 2008, a empresa lança a marca All Bran Flakes com uvas-passas.
          A Kellogg Company é controladora da marca Pringles, que foi a primeira batata a ser vendida num tubo cilíndrico.
          Em outubro de 2016, a Kellogg adquire a empresa de alimentos catarinense Parati, com fábrica em São Lourenço do Oeste, fundada em 1972, por 429 milhões de dólares. A compra foi via aquisição da Ritmo Investimento, controladora da Parati. A receita anual da Parati estava na faixa de 600 milhões de reais. Não demorou muito para que a Parati começasse a fabricar também biscoitos com a marca Kellogg´s.
          Em 16 de agosto de 2023, é inaugurada de uma nova fábrica da Pringles em São Lourenço do Oeste, que se constitui no maior parque da marca na América Latina. A expansão industrial da Kellogg, empresa proprietária da marca Pringles, custou R$ 250 milhões e geraria aproximadamente 200 empregos em alguns meses.
          Presente em mais de 180 países, a receita anual da empresa gira em torno de 14 bilhões de dólares. Suas marcas incluem Corn Flakes, Pringles, Kellogg's, KeeblerCheez-It, Coco pops, Eggo, Frosted Flakes, Mini-Wheats, Pop-Tarts, Rice Krispies, Special K, Parati e outras.
(Fonte: site da empresa / Wikipédia / Diário Catarinense - 13.10.2016 / Exame - 18.09.2019 / NSCtotal-DC - 16.08.2023 - partes)

Nenhum comentário: