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2 de out. de 2011

Sundown

          No período de 1998 a 2007, a Brasil & Movimento S.A., fabricante das motocicletas com a grife Sundown, viveu em uma espécia de zona de conforto. Sem fôlego para brigar com as japonesas Honda, Yamaha e Suzuki, ela encontrou um nicho próprio de atuação e se firmou na quarta posição de um segmento que crescia num patamar médio de 15% ao ano. Relançou, nos anos 1990, as scooters no Brasil - veículo que se tornou febre entre a moçada descolada.
          Nos últimos meses de 2007, contudo, o motor que empurrava a Sundown para frente começou a ratear - resultado de uma combinação de erros estratégicos com o brutal acirramento da concorrência, exatamente na fatia de mercado na qual ela operava: até 200 cilindradas (cc). Disputava com a novata Dafra (do Grupo Itavema), a quarta posição. Ao ver suas vendas encolherem 34% no meses finais de 2007, e empresa contratou, ainda em dezembro, o executivo Walther Biselli Jr para recolocar a empresa na trilha do crescimento.
          A Sundown paralisou suas atividades em Manaus, em agosto de 2010 e, poucos meses depois, já faltavam peças para a manutenção dos veículos já comprados. Durante o processo de reestruturação societária as empresas ESB (Edilson Binotto) e Phenix (Fernando Buffa) concluíram a aquisição das ações do fundo de participações Tophill e conjuntamente passaram a deter 78,28% do capital da Brasil & Movimento, detentora das marcas Sundown Motos e Sundown Bikes. A holding Airumã, com 14,77% e a empresa SWN, com 6,95%, completavam a sociedade.
(Fonte: revista IstoÉDinheiro - 21.01.2009 / jornal O Tempo - BH - 11.02.2011 / moto.com.br - 26.04.2011 - partes)

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