Total de visualizações de página

1 de out. de 2011

Vivendi Universal

          O conglomerado de mídia e entretenimento Vivendi Universal foi criado após a fusão dos grupos Vivendi, francês, e Seagram, canadense, no final de junho de 2000. A Seagram entra com música, filmes e parques temáticos; a Vivendi, com internet, com a rede de TV Canal Plus e com servições de telecomunicações.
          A produção de bebidas, o negócio que deu origem à Seagram, assim como a Compagnie Générale des Eaux, a semente do grupo Vivendi, seriam colocadas à venda.
          A principal força da nova empresa estava no mundo dos serviços de internet sem fio, acessados por telefone celular. O grupo Vivendi tinha recém criado um portal com uma base de assinantes de 80 milhões de usuários, segundo a empresa.
          Jean-Marie Messier foi o primeiro presidente do novo conglomerado de mídia e entretenimento, e começou com entusiasmo. Para um emissora de rádio, disse: "a ideia é balançar a internet".
          Com o negócio, o clube dos megagrupos de produção e distribuição de entretenimento passa a ter cinco membros: AOL Time Warner, CBS Viacom, Walt Disney, News Corporation e Vivendi Universal.
          A Vivendi é controlada majoritariamente pelo Bolloré Group, do empresário Vincent Bolloré. Com isso, Bolloré também controla a Havas, a Canal Plus e a Universal. A Vivendi, por sua vez, também tem uma participação de 23,9% na Telecom Italia.
(fonte: revista Exame - 12.07.2000 / jornal Valor 24.04.2018 - partes)       

Nenhum comentário: