Total de visualizações de página

2 de out. de 2011

SPX Capital

          A SPX Capital foi fundada em 2011. A sigla da SPX é formada pelas letras iniciais dos sobrenomes dos sócio-fundadores Daniel Schneider, comercial da gestora em Londres, Bruno Pandolfi, responsável pelas decisões sobre moedas e Rogério Xavier, com passagem pelos bancos Garantia e BBM, responsável pela decisão final sobre juros.
          A casa é reconhecida pela cultura empresarial forte e pela distribuição de risco entre os sócios principais: Xavier nos juros, Pandolfi no câmbio e Leo Linhares na Bolsa.
          De forma geral, na SPX Capital, uma área, sob comando de um dos gestores mais sêniores, tem nove pessoas, divididas em unidades formadas por um trader, um estrategista e um executor. A estrutura faz da SPX uma gestora descentralizada, com vários nomes de destaque, sendo essa uma de suas marcas. A gestora tem dois fundos com destaque: Nimitz e Raptor.
          No início de 2019 é anunciada pela gestora a saída dos sócios Marcio Albuquerque e Sebastian Lewit, o que causou certo barulho. Os dois estavam na equipe desde a fundação e, claro, tinham sua importância na rotina de gestão, porém limitada: Sebastian discutia estratégias para os juros brasileiros com Rogério, Marcio para o câmbio com Pandolfi. O primeiro tinha um pequeno limite de risco para tomada de decisões, o segundo não.
          Chega à casa no início de 2019, Fernando Gonçalves, até então na Adam Capital, e também com experiência no JPMorgan e na Gávea. Sua vinda é resultado da busca de alguém mais sênior para assumir a gestão de ações internacionais. Gabriel Hartung, já da equipe, passa a ser o economista-chefe dedicado a Brasil. Beny Parnes, economista-chefe da casa, acaba de tomar a frente de uma área de crédito global.
          A gestora fechou janeiro de 2019 com patrimônio de R$ 38 bilhões e ocupava a 12ª posição no ranking, segundo a Morningstar, três degraus acima do que tinha um ano atrás, e à frente da Verde e da Adam Capital.
          A SPX tem 125 pessoas no total, 29 são sócios já considerando a saída de Albuquerque e Lewit. Tem escritório no Rio, em São Paulo, em Londres e em Washington.
(Fonte: SD Seu Dinheiro - 13.02.2019)

Nenhum comentário: