Total de visualizações de página

2 de out. de 2011

Sorriso (creme dental)

          O creme dental Kolynos, da Wyeth-Whitehall, chegou ao Brasil em 1917, importado, e mais tarde ganhou fábrica no país devido ao sucesso das vendas.         
          Em 1997, quando a Colgate-Palmolive comprou e Kolynos mundial, pagando 1,04 bilhão de dólares, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) exigiu que a Colgate tirasse o creme dental Kolynos do mercado brasileiro por quatro anos. A participação somada das marcas Colgate e Kolynos era muito forte.
          Por determinação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), no Brasil, a Colgate-Palmolive teve de deixar a marca Kolynos de lado por quatro anos.
          Imediatamente, a Colgate-Palmolive criou o creme dental Sorriso, com o nítido propósito de substituição, com propaganda principalmente feita pela atriz Regina Duarte. Quando a Kolynos saiu das lojas, com substituição simultânea pela Sorriso, deu a impressão que nas gôndolas de supermercados, farmácias e outras lojas de varejo, os mesmos espaços foram ocupados, com a única diferença que, em vez das caixinhas verde-amarelas da Kolynos, o consumidor passou a ver a caixinha azul da Sorriso.
          Outro detalhe importante é que, aparentemente, a Colgate-Palmolive não perdeu mercado e, imediatamente as vendas da Sorriso eram equivalentes às da Kolynos, até porque a concorrência era bastante branda. E a Colgate teria investido 20 milhões de dólares em publicidade para deixar a Sorriso tão conhecida quanto a Kolynos.
          Em 2000, pouco mais de dois anos após ser lançada, a Sorriso era responsável por 36,7% do faturamento total do mercado de pastas de dente e ocupava a fatia de mercado da Kolynos.
          Quatro anos depois, em 2002, quando a Colgate-Palmolive ficou livre para colocar a Kolynos de volta no mercado, pasmem, não o fez. E olha que, por muito tempo, a Kolynos foi uma das marcas de pastas de dente mais lembradas pelos consumidores brasileiros, como mostra a pesquisa Folha Top of Mind 2012.
          Perguntado na época, sobre a Sorriso, o presidente mundial da Colgate-Palmolive, William Shanahan, disse: "Os testes mostraram que a Sorriso teve boa aceitação pelos brasileiros. Se a nova marca vai permanecer ou não ainda é cedo para dizer." O tempo provou que a Sorriso cumpriu muito bem o seu papel, de substituir a Kolynos.
(Fonte: revista Exame - 18.06.1997 - parte)

Nenhum comentário: