Total de visualizações de página

2 de out. de 2011

Ultrafarma (Sidney de Oliveira)

          A Ultrafarma foi fundada em São Paulo lá pelos idos da década de 1990, pelo paranaense Aparecido Sidney de Oliveira.
          Até 1998, seu fundador era visto como dono de farmácia de bairro, com pouca experiência no ramo e sem condições de incomodar as grandes redes.
          No período de 2000 a 2006 a empresa teve um crescimento meteórico que faz da Ultrafarma o maior fenômeno do varejo em seu setor e, de Oliveira, o personagem mais polêmico desse mercado.
          Sorridente, bonachão e dono de uma excepcional capacidade de promover sua empresa e a si próprio, Oliveira ganhou fama por distribuir Bíblias a clientela, dar os maiores descontos e por estampar o próprio rosto no logotipo da Ultrafarma. Sua agressividade comercial já lhe rendeu problemas com a justiça. Na década de 1990, Oliveira foi condenado duas vezes à prisão, uma por receptação de medicamentos roubados e outra por prejudicar fornecedores e funcionários numa falência fraudulenta de uma de suas farmácias. Nos dois casos, cumpriu a pena em liberdade. Em meados da década de 2000, foi acusado oficialmente de sonegação fiscal.
          A empresa possui cinco lojas, bem perto uma da outra, no bairro do Jabaquara, na zona sul de São Paulo. Além de dar descontos, seu grande trunfo, Oliveira aposta num marketing agressivo, com grandes campanhas de TV.
          A Ultrafarma tem acordo de naming rights com o metrô de São Paulo. Na Linha 1-Azul está localizada a estação Saúde Ultrafarma. Nos arredores dessa estação, mais especificamente nas esquinas, há várias lojas Ultrafarma, dentre elas, sua primeira unidade. O contrato foi firmado em fevereiro de 2022, com a intermediação da DSM - Digital Sports Multimedia.
(Fonte: revista Exame - 07.06.2006 / CNN - 07.04.2023 - partes)

Nenhum comentário: