Total de visualizações de página

31 de out. de 2011

Asics

          A marca esportiva japonesa Asics foi fundada em 1949 por Kihachiro Onitsuka, inicialmente como Onitsuka Tiger. Nos anos 1960, os tênis de boa fama da marca começaram a ser distribuídos nos Estados Unidos por Phill Knight, que mais tarde fundaria a Nike.
          Em 1977, o nome mudou para Asics, acrônimo que vem do célebre ditado Anima sana in corpore sano (Mente sã em corpo são).
          Desde o início daquela época, com a onda das corridas de rua e a busca cada vez maior pelo mercado internacional, a empresa vinha experimentando forte crescimento, mas veio a estagnação entre 2016 e 2018.
          Depois de trabalhar 38 anos no departamento financeiro da Mitsubishi, chegou à empresa o executivo Yasuhito Hirota, no início de 2018, com a missão de reverter os maus resultados. Para isso, conta com a visibilidade dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, primeiro grande evento global que a marca patrocina.
          O mercado doméstico responde por 25% das vendas. O resto é exportação. A empresa pretende aumentar as vendas no exterior, até porque a população japonesa não cresce, pelo contrário. A atenção é para a China e países do Sudeste Asiático, onde as pessoas estão fazendo cada vez mais esporte, estão correndo mais. O Brasil também é um mercado muito importante, segundo Hirota, primeiro porque tem uma população considerável, são mais de 200 milhões de habitantes, e depois porque no Brasil se pratica muito esporte.
          A Asics está dividida em três linhas. Cada uma atua em um segmento. A marca Asics é de artigos esportivos, está focada em tênis de corrida. A Onitsuka Tiger é mais fashion, tem um tom mais casual, a empresa promove alguns eventos, faz parcerias com grifes como Givenchy. Com a Asics Tiger entrou no segmento sneakers. Não são calçados para prática de esporte, mas é importante que sejam confortáveis para uso no dia a dia, segundo Hirota. A Asics representa 70% das vendas, a Onitsuka vem com 20% e a Asics Tiger com 10%.
          Localizada na cidade portuária de Kobe, no centro do Japão, a Asics tem faturamento anual em torno de 3,7 bilhões de dólares.
(Fonte: Exame Melhores & Maiores - agosto/2019)

Nenhum comentário: