Fepasa era a ferrovia paulista que foi incorporada pela Rede Ferroviária Federal S.A. - R.F.F.S.A., fundada em 1957, que absorveu 18 ferrovias regionais.
Em 1976, foram importadas 68 locomotivas da França. Os trens faziam parte do Plano de Eletrificação da Fepasa. Na época, a crise do petróleo impulsionou a busca de energias alternativas para a movimentação de cargas. E, com o baixo custo da energia elétrica nos anos 1970, surgiu a ideia de eletrificar o trecho ferroviário que ligava Ribeirão Preto, Campinas e Santos.
O plano não saiu do papel, mas o dinheiro para implantá-lo, sim. Foram gastos 500 milhões de dólares na aquisição das locomotivas e da infraestrutura das subestações elétricas. Em 2009, mais de 3 décadas após o malfadado plano, as máquinas praticamente viraram sucata. As 68 locomotivas passaram a fazer parte do inventário da Rede Ferroviária Federal - extinta após a privatização - e seriam transferidas para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte. O órgão seria responsável por dar um destino às máquinas francesas - provavelmente o ferro-velho.
(Fonte: revista Exame - 06.05.2009)
Em 1976, foram importadas 68 locomotivas da França. Os trens faziam parte do Plano de Eletrificação da Fepasa. Na época, a crise do petróleo impulsionou a busca de energias alternativas para a movimentação de cargas. E, com o baixo custo da energia elétrica nos anos 1970, surgiu a ideia de eletrificar o trecho ferroviário que ligava Ribeirão Preto, Campinas e Santos.
O plano não saiu do papel, mas o dinheiro para implantá-lo, sim. Foram gastos 500 milhões de dólares na aquisição das locomotivas e da infraestrutura das subestações elétricas. Em 2009, mais de 3 décadas após o malfadado plano, as máquinas praticamente viraram sucata. As 68 locomotivas passaram a fazer parte do inventário da Rede Ferroviária Federal - extinta após a privatização - e seriam transferidas para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte. O órgão seria responsável por dar um destino às máquinas francesas - provavelmente o ferro-velho.
(Fonte: revista Exame - 06.05.2009)
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