A companhia canadense Research in Motion - RIM é fabricante dos celulares inteligentes Blackberry (vide origem da marca Blackberry neste blog). Trata-se de uma pequena agenda eletrônica que foi febre nos EUA por volta de 2001. O aparelho de 500 dólares foi adotado por centenas de milhares de funcionários em milhares de empresas. O aparelho fez sucesso por funcionar em sincronia com a caixa postal eletrônica de uma determinada empresa - recurso inexistente nos pagers que estavam no mercado antes do lançamento, no começo de 1999. No final daquele ano, a RIM já havia conquistado 32% do mercado de pagers de duas vias sem fio.
Para deter o avanço da RIM, a concorrência logo começou a se movimentar. A Motorola lançou no final de 2000 o pager TalkAbout. A Sony, a Palm e a Handspring também começaram a comercializar logo depois seus próprios leitores portáteis de e-mail.
Em 2009, a BlackBerry dominava metade do mercado global de smartphones. Hoje, não detém 1% do setor.
(Fonte: revista Forbes Brasil - 14.03.2001 - parte)
Para deter o avanço da RIM, a concorrência logo começou a se movimentar. A Motorola lançou no final de 2000 o pager TalkAbout. A Sony, a Palm e a Handspring também começaram a comercializar logo depois seus próprios leitores portáteis de e-mail.
Em 2009, a BlackBerry dominava metade do mercado global de smartphones. Hoje, não detém 1% do setor.
(Fonte: revista Forbes Brasil - 14.03.2001 - parte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário