Total de visualizações de página

4 de out. de 2011

Samarco

          A Samarco Mineração S.A. foi fundada em 1977 e atualmente é controlada através de uma joint venture entre a Vale S.A. e a anglo-australiana BHP Billiton, cada uma com 50% das ações da empresa. A área teve a sua concessão transferida da Sociedade Anônima Mineradora Trindade
(Samitri) para a Samarco.
          A empresa tem sede na capital mineira, Belo Horizonte e mantém unidades industriais no interior do estado nos municípios de Mariana e Ouro Preto, bem como no estado do Espírito Santo, no município de Anchieta, onde está a unidade de Ponta Ubu. Em Minas Gerais, na divisa dos municípios de Mariana e Ouro Preto, localiza-se a unidade de Germano, que abriga a parte de mineração e beneficiamento inicial do minério de ferro. A produção desta unidade é escoada para o Espírito Santo por meio de um mineroduto. No Espírito Santo ficam a parte da pelotização do minério de ferro e o Porto de Ubu, bem como um escritório na cidade de Vitória para as operações de comércio exterior e câmbio. Possui aproximadamente 3 mil funcionários.
          Em 5 de novembro de 2015 a mineradora ganha destaque, infelizmente, extremamente negativo, após o desastre do rompimento de barragens em Bento Rodrigues. As barragens de rejeitos faziam parte da Mina de Germano, que integra o chamado Complexo de Alegria, situado no distrito de Santa Rita Durão do município de Mariana, no estado de Minas Gerais.
          Somente quase três anos depois, em 2 de outubro de 2018, procuradores do Ministério Público no Estado de Minas Gerais anunciaram que fecharam um acordo final de indenização com as mineradoras Samarco, Vale e BHP Billiton sobre o rompimento de uma barragem em 2015 no município mineiro de Mariana. Um outro acordo, assinado em 25 de junho entre a Samarco, suas acionistas e as autoridades, extinguiu uma ação de R$ 20 bilhões movida contra as companhias. De acordo com os procuradores, o acordo viabilizará o início do pagamento de indenizações aos familiares dos 19 mortos na tragédia, assim como para as pessoas que perderam suas casas e outras propriedades no pior desastre ambiental da história do país, que poluiu o rio Doce até o mar capixaba.
          Em 9 de abril de 2021, a Samarco ajuizou pedido de recuperação judicial perante comarca de Belo Horizonte para evitar que ações iniciadas por credores afetem a capacidade da empresa de manter suas atividades, disse a Vale, sócia da joint venture com a BHP.
(Fonte: Wikipedia / Forbes - 03.10.2018 / Reuters - 09.04.2021 - partes )

Nenhum comentário: