4 de out de 2011

Saint-Gobain

          Criada em 1665 pelo rei francês Luís XIV, a "manufatura de vidros" (ou La Compagnie des Glaces, no original em francês) , como era chamada a Saint-Gobain, nasceu para concorrer com a luxuosa indústria de vidros de Veneza. Para isso, criou uma nova forma de fazer vidros e espelhos. Produziu, por exemplo, os famosos espelhos do Palácio de Versalhes. Com o passar dos anos a Saint-Gobain diversificou os negócios.
          No Brasil, os investimentos são visíveis, conforme explicitação do presidente global da Saint-Gobain, Pierre-André de Chalendar. Em 2016, a empresa inaugurou um novo centro de desenvolvimento, em Capivari, interior de São Paulo. Em 2017, a Saint-Gobain fez três aquisições: Tekbond e Adespec, de adesivos e selantes, e a varejista gaúcha de material de construção Tumelero.
          A Saint-Gobain é um dos maiores conglomerados do mundo. Atua no setor de construção civil e na área industrial.Considerando dados de 2017, tem em seus quadros 179.000 funcionários e presença em 67 países. Seu faturamento anual alcançou 41 bilhões de euros (165 bilhões de reais).
          Quinta maior do mundo, a operação brasileira teve um faturamento de 10 bilhões de reais em 2018, com 23 marcas, como a varejista de materiais de construção Telhanorte e a fabricante de vidros Cebrace.
(Fonte: revista Exame - 03.05.2018)

Nenhum comentário :