Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Colgate-Palmolive

Colgate

          A Colgate foi fundada em 1806, em Nova York, por William Colgate, com o nome de Colgate Company. William nasceu em Kent, na Inglaterra, em 1783. Seu pai, Robert Colgate, descontente com a Inglaterra e simpatizante das colônias americanas resolveu mudar-se para os Estados Unidos em 1798. Eles se estabeleceram em Hartford, Connecticut, em uma fazenda. A fazenda, porém, não rendeu o esperado e Robert decidiu vender os animais. William diz ao pai para não vender os cavalos, senão não teria como trabalhar, e que iria tentar a sorte na cidade. Havia orado muito o que lhe fez pegar confiança na empreitada.
          Então, com 16 anos, deixou a casa dos pais (1799) e rumou para Nova York. No caminho, teria encontrado um senhor idoso com quem orou e este senhor lhe falou sobre sabão, aconselhando-o a fazer pedras de uma libra inteira (454 gramas, ou seja, fácil de manusear e barato). Chegando em Nova York, às duras penas, conseguiu começar a trabalhar como aprendiz de uma caldeira de sabão e aprendeu o negócio. William tinha espírito empreendedor, sabia ver os erros administrativos com facilidade e, o patrão percebendo isso, o fez sócio.
          Instalado na Dutch Street, em Nova York, dedicou-se à venda de goma, velas e sabões de produção caseira. Associou-se com Francis Smith, fundando a Smith & Colgate. Em 1813, comprou a parte de Smith e associou-se ao irmão, Bowles Colgate, alterando o nome da empresa para William Colgate & Co. Revelando, desde sempre, uma forte orientação para a comunicação, sua arrancada para o sucesso deu-se inicialmente a partir de uma arrojada e inovadora campanha de divulgação (1817), anunciando os seus produtos em jornais e colando cartazes pelas ruas da cidade. Tornou-se conhecido como o magnata do sabão e fundou o Colgate College, Hamilton, NY, hoje uma importante universidade norte-americana. William faleceu em New York no dia 25 de março de 1857, aos 74 anos. Foi sepultado no Green-Wood Cemetery, Brooklin, em Nova York.
          Após a morte do seu fundador a companhia passou a ser chamada de Colgate & Company. Já sem o fundador, a companhia, após seis anos de pesquisa com perfumes e essências, lançou no mercado em 1872 o seu primeiro sabonete perfumado, o Cashmere Bouquet, que se manteve na preferência de muitos consumidores norte-americanos durante cerca de 120 anos. As inovações foram surgindo e, no ano seguinte, foi lançado o produto que viria revolucionar a imagem da empresa: o creme dentifrício Colgate. Inicialmente comercializado em latas, depois, em 1896, passou a ser embalado em tubos de formato muito semelhante aos atuais.


Palmolive:

          Em 1898, a empresa BJ Johnson Soap Co. cria o sabonete Palmolive. Hoje, o Palmolive é vendido em mais de 88 países, em 54 variações.


Colgate-Palmolive:

          Em 1928, a Colgate associou-se à Palmolive-Peet Company que se dedicava a fabricar sabonetes, constituindo assim a Colgate Palmolive-Peet Company. Aproveitando a notoriedade dos seus produtos, nomeadamente a pasta dentífrica Colgate e o sabonete Palmolive, a nova companhia alargou as suas vendas e mesmo durante a II Guerra Mundial, manteve-se na vanguarda das inovações. No final da Guerra em 1945, lançou um novo produto, na categoria de limpeza caseira, o Ajax, passando, assim, a atuar em três mercados diferentes: a higiene bucal, pessoal e limpeza. Em 1953 a empresa adotou a sua atual denominação social: Colgate-Palmolive.
          No Brasil, a Colgate-Palmolive, ao adquirir a Kolynos em 1997, teve de deixar a marca de lado por quatro anos por determinação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Criou então o creme dental Sorriso e separou 20 milhões de dólares para deixar a Sorriso tão popular quanto a Kolynos. Mesmo quando ficou livre para colocar a Kolynos de volta no mercado, não o fez.
          Perguntado sobre possível derrota da Colgate, que pagou 1,04 bilhão de dólares, e teve que tirar a marca Kolynos do mercado brasileiro, o presidente mundial da Colgate-Palmolive, William Shanahan amenizou: "A marca Kolynos continua a existir em escovas, fios dentais e enxaguatórios bucais. E essa é uma fatia grande do negócio no Brasil. Além disso, a pasta Kolynos continua a ser exportada para a América Latina e países como Rússia, Grécia e Hungria."
          Pelo menos até 2012, a Kolynos foi uma das marcas de pastas de dente mais lembradas pelos consumidores brasileiros, como mostra a pesquisa Folha Top of Mind 2012. Para Júlio Moreira, professor de branding da pós-graduação da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), "Kolynos era um nome muito forte, mas a empresa queria fortalecer a Colgate. Em casos assim, muitas vezes, é melhor racionalizar do que manter duas marcas fortes da mesma empresa. Até porque manter várias marcas é uma estratégia cara. Essa é uma tendência que ainda terá força daqui para a frente. As empresas tendem a se concentrar em marcas mais globais".
          A unidade da Colgate-Palmolive no Brasil fica em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Possui fábrica na cidade de São Paulo.
          Em seu portfólio de marcas, além de Colgate, Palmolive e Sorriso, a empresa tem também Plax (enxaguante bucal), Ajax e Pinho Sol (cuidados da casa), Ola (lava-roupas), Protex (sabonetes) e Hill's (produtos para cães e gatos).
(Fonte: revista Exame - 18.06.1997 / UOL - 12.02.2016 / site da empresa - partes)


Short german version







Nenhum comentário: