Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Cosac Naify

     A editora Cosac Naify, foi fundada em São Paulo, em 1997, pelo carioca Charles Cosac em sociedade com seu cunhado, o empresário americano de origem libanesa, Michael Naify. É conhecida por livros de arte, clássicos da literatura e pelo design e acabamentos sofisticados.
     Michael Naify é casado com a irmã de Charles, Simone, e sua família é dona da United Artists, a maior cadeia de salas de cinema dos Estados Unidos. Charles é de milionária família de origem síria, dona de mineradoras, radicada no Brasil desde os anos 1940. Aprofundou estudos de teoria e história da arte na Inglaterra. É mestre em história e teoria das artes pela Universidade de Essex - onde também fundou a primeira coleção pública de arte latino-americana da Europa, a Ueclaa (University of Essex Collection of Latin American Art).
     O primeiro livro da Cosac Naify, foi Barroco de Lírios, do artista plástico Tunga. Lançada em 1997, a obra tinha 200 ilustrações e mais de dez tipos de papel. Havia ainda recursos como uma fotografia de uma trança que, desdobrada, chegava a um metro de comprimento. A partir dali, a casa virou referência em livros de artes plásticas, com mais de cem títulos no segmento. Editou ainda obras sobre cinema, dança, moda, fotografia e arquitetura. Livros infantis e clássicos da literatura também fazem parte do catálogo da Cosac, que publicou Os Miseráveis, Anna Kariênina e Moby Dick, por exemplo.
     A editora encerrou as atividades em dezembro de 2015. Pouco antes de sacramentar o fechamento, a empresa envia, em 30 de novembro, um comunicado aos funcionários, que é reproduzido pelo jornal Folha de S. Paulo. Cosac afirmou que a editora não estava falindo, mas encerrando, e esse era um direito que lhe cabia, enfatizando que todas as medidas possíveis (para manter a editora) foram tomadas, mas elas não foram suficientes. No elenco de motivos, Cosac citou a crise econômica brasileira, a alta do dólar, o aumento da inflação e a burocrática legislação vigente no país. O anúncio do encerramento das atividades da Cosac Naify aconteceu no mesmo dia em que um autor da casa ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura 2015, o que distribui o maior valor em premiação no país.
(Fonte: G1.Globo.com - 01.12.2015 / Wikipedia - partes).

Nenhum comentário: