Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

Outback Steakhouse

         



















Outback’s comparable sales in Brazil decreased by 0.7% in the first quarter of this year, with a 3.7% drop in customer traffic — Foto: Avener Prado/FolhapressFoto: Avener Prado/Folhapress
          A rede de casual dining Outback nasceu na cidade de Tampa, na Flórida. Fundada em 1988 por três amigos americanos, fãs do visual épico do filme Crocodilo Dundee, filmado no deserto australiano, a rede foi precursora no conceito “casual dining” – um meio-termo entre as lanchonetes populares e a alta gastronomia.
          Outback significa "do interior", mas aqui, trata-se especialmente de "regiões remotas e inabitadas do interior da Austrália".
          Em 1996 e 1997 foi eleita pela revista americana Restaurants and Institutions como a melhor steakhouse dos Estados Unidos, onde possui centenas de unidades. Alguns restaurantes já foram inaugurados fora dos EUA.
          Para o Brasil, a rede foi trazida por Peter Rodenbeck, o mesmo que em 1979, trouxe a rede McDonald's. O primeiro restaurante Outback do Brasil foi inaugurado em novembro de 1997, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Foi construído e decorado em estilo rústico, simulando uma casa da Austrália da década de 1950, com cangurus, coalas, pranchas de surfe e outros objetos típicos decorando os vários ambientes. Em outubro de 1998 foi inaugurado o primeiro restaurante em São Paulo.
          Em novembro de 2016, o Outback inaugura loja com novo visual. Trata-se da unidade do Shopping Pátio Paulista. A antiga decoração de pegada interiorana ficou mais moderna nessa filial, com direito a lâmpadas penduradas por fios, tão em moda hoje, e deve ser replicada em outras unidades. Na entrada, um mapa da Austrália, país que marca a temática da casa, faz o papel de cartão de visita.
          No Brasil, a companhia teve de criar uma estratégia logística para garantir os suprimentos em todas as unidades da rede, o que também afeta diretamente o seu plano de expansão. Para conseguir ampliar a presença no país, o presidente da Bloomin Brands Brasil, Pierre Berenstein afirma que, ao longo dos anos, a Bloomin Brands organizou a sua expansão de modo a criar uma teia de unidades que se conectem e possam facilitar o transporte dos produtos no Brasil, o que dificulta a abertura de restaurantes fora dessa “rota” dos negócios.  
          Considerando dados do início de dezembro de 2019, a dona da rede Outback, Bloomin’ Brands, controla quase 1.500 restaurantes em todo o mundo. Nos Estados Unidos, a companhia tem 1.222 lojas de quatro marcas: Outback Steakhouse, Carrabba’s Italian Grill, Bonefish Grill e Fleming’s Prime Steakhouse & Wine Bar. Já internacionalmente, são 245 unidades, sendo 97 restaurantes brasileiros. No Brasil, a companhia atua com as marcas Outback Steakhouse, Abbraccio e Fleming’s e tem no país suas maiores unidades. A Outback possui 95 unidades em 12 estados.
          Em junho de 2023, prestes a inaugurar a sua 150.ª loja no Brasil, o Outback Steakhouse já começa a pensar nos próximos passos do seu plano de expansão em território nacional. Para 2023, a companhia pretende investir cerca de R$ 80 milhões para abrir aproximadamente 16 restaurantes em oito novas praças pelo país. Atualmente, unidades estão presentes em 18 estados do Brasil. As cidades confirmadas para receber novas unidades de Outback são: Caxias do Sul (RS), São Luís (MA), Maringá (PR), Blumenau (SC), João Pessoa (PB), Presidente Prudente (SP), Teresina (PI) e Contagem (MG). Berenstein, conta que a projeção deve manter a média de expansão da companhia de 12% ao ano. Ainda no plano de expansão da rede de restaurantes de inspiração australiana, Berenstein afirma que o negócio deve olhar para cidades que já têm unidades, mas que apresentam potencial para novos empreendimentos. Nos próximos meses, municípios como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília ganharão mais unidades.  “Fora as novas cidades, nós ainda podemos crescer muito nos endereços em que já estamos presentes, como as cidades de médio porte no interior de São Paulo, a exemplo de Ribeirão Preto”, afirma o executivo.
          Considerando números do início de maio de 2024, a Bloomin' Brands opera 159 restaurantes Outback no Brasil, tendo aberto quatro novas localidades desde 31 de dezembro de 2023. Além do Outback, a Bloomin’ Brands também administra 37 lojas Abbraccio e Aussie Grill no Brasil, com uma nova inauguração no primeiro trimestre de 2024.
(Fonte: revista Exame 01.07.1998 / IstoÉDinheiro - 20.05.2019 / Exame.com - 10.12.2019 / Estadão - 30.05.2023 / Valor - 08.05.2024 - partes)

Nenhum comentário: