Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

Lupatech

           Na década de 1980, a Lupatech, então uma pequena fabricante gaúcha de válvulas industriais e equipamentos para a indústria petrolífera, tinha 100 funcionários e faturamento anual de 5 milhões de dólares e sede em Caxias do Sul.
          Nestor Perini, o empresário fundador, nadou contra a correnteza e, numa época de juros impensáveis em que os investidores surfavam no overnight, atraiu capital de risco para sua empresa. A primeira experiência foi em 1987, quando a empresa captou 1 milhão de dólares de um dos poucos fundos de venture capital (que aplicam em pequenas empresas) existentes na época.
           Na década seguinte, já mais encorpada, a Lupatech recorreu em três ocasiões a fundos de private equity (que investem em companhias médias e grandes) para financiar seu crescimento.
          Por volta de 1993, a Lupatech decidiu investir na produção de equipamentos para as petroleiras - inicialmente fora do país, após a aquisição da argentina Esferomatica, fabricante de válvulas. "Foi o nosso aprendizado em petróleo" diz Perini. Poucas empresas apostaram mais no petróleo do que a Lupatech. Só no período de fins de 2007 até outubro de 2008 ela comprou sete empresas dedicadas ao setor de petróleo.
           Em 2006, quase 20 anos após a primeira incursão no mundo do capital de risco, Perini e seus sócios decidiram abrir o capital da Lupatech na Bolsa de Valores de São Paulo. Foram 225 milhões de dólares por 45% da companhia, que naquela altura faturava 100 milhões de dólares e empregava quase 1.000 funcionários. Em outubro de 2007, a Lupatech voltou à carga e fez uma captação de 115 milhões de dólares via emissão de dívida, as chamadas debêntures. Tornou-se, assim, uma das raras companhias brasileiras a percorrer todas as etapas da "cadeia alimentar financeira", expressão cunhada por Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, para descrever os estágios do mercado de capital de risco.
(Fonte: revista Exame - 11.12.2007 / 05.11.2022 - partes)

Nenhum comentário: