Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

Lojas Insinuante

          Quando tinha apenas 18 anos, o carioca Luiz Carlos Batista, nascido em 1965, decidiu abrir uma filial da Insinuante, uma pequena loja de eletrodomésticos criada por seu pai em 1959, na Baixada do Sapateiro, no centro velho de Salvador, atuando inicialmente no segmento de calçados, na cidade de Vitória da Conquista, interior da Bahia. A venda de móveis teve início em 1983. Ele próprio se encarregava de vender os produtos e montar os móveis na casa dos clientes.
          De tanto veicular comerciais locais no SBT, a Insinuante passou a ser conhecida na cidade como "a rede do Silvio Santos". Foi a senha para que a companhia não parasse mais de crescer.
          Todos os dias, o empresário acompanha as vendas de cada uma das lojas Insinuante por meio de 28 monitores instalados numa das salas na sede da empresa, em Vitória da Conquista, a 300 quilômetros de Salvador. Quando os resultados de uma loja não seguem conforme o esperado, Batista convoca uma reunião in loco para as 6 horas da manhã do dia seguinte (o fato de ele possuir um jato King Air C90, da Beechcraft, ajuda nesses deslocamentos repentinos).
          As Lojas Insinuante passaram a marcar presença em todas as cidades do Nordeste com mais de 50 mil habitantes, totalizando 260 lojas. A rede de varejo de móveis e eletrodomésticos atua em todos os estados do Nordeste mais os estados do Pará, Amazonas e Espírito Santo.
          Em 2010, a rede Insinuante juntou-se com a Ricardo Eletro, com sede em Belo Horizonte (MG). Para manter discrição no período de negociações, os fundadores, Luiz Carlos Batista (da Insinuante) e Ricardo Nunes se encontravam em São Paulo. Com faturamento bruto ao redor de R$ 10 bilhões por ano, a empresa foi criada com o nome de Máquina de Vendas (vide origem da marca Máquina de Vendas neste blog).       
          Para manter discrição no período de negociações, os executivos Batista e Nunes, se encontravam em São Paulo. No momento da fusão, a (nova) empresa tinha faturamento bruto ao redor de R$ 10 bilhões por ano.
(Fonte: revista Exame - 07.04.2010 / Wikipédia / jornal Valor - 18.02.2016 / Noticenter (SC) 18.02.2016 - partes)

Nenhum comentário: