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5 de out. de 2011

Log-In

          A Log-In Logística Intermodal S.A. é uma empresa de cabotagem que nasceu dentro da Vale. Para a escolha do nome, além da possibilidade de simplesmente usar as primeiras sílabas de Logística Intermodal, existre a hipótese de os idealizadores terem definido o nome considerando a empresa ter como objetivo principal operar a logística dentro (in, em inglês) da Vale. 
          O controle acionário da companhia está pulverizado na BM&F Bovespa, onde abriu o capital em 2007, após ser cindida da Vale.
          Em 2007, após cisão da Vale, a empresa tinha 40 colaboradores. Começou com cinco navios em operação e passou a transportar tudo o que coubesse num contêiner: de remédio a bicicleta. Integrando modais, transportando o patrimônio de centenas de empresas e movendo a economia do país.
          Ainda em 2007, a Log-In adquiriu os primeiros navios próprios: Log-In Amazônia e Log-In Pantanal, ambos com capacidade para transportar 1.700 TEUs.
          Em 2008 a empresa lançou o plano de investimento que contemplava a construção de 7 navios. Nesse mesmo ano, foi lançado o serviço de Cabotagem com escalas inéditas em Montevidéu, um passo muito importante para a empresa e para a logística do Mercosul. Concomitantemente, teve início também as operações próprias de transporte rodoviário de cargas, com foco nos serviços complementares ao transporte ferroviário e marítimo. Investimento de mais de R$ 30 milhões foi destinado à expansão do TERCAM, terminal multimodal terrestre localizado em Camaçari - Bahia, para ampliar a oferta de serviços e melhora do nível de serviço.
          Em 2009, a empresa recebeu o novo portêiner no Terminal Portuário de Vila Velha – TVV, um guindaste portuário para içamento de contêineres. Sua aquisição era parte do plano de investimentos para expansão do TVV.
          No ano seguinte, 2010, novos navios porta-contêineres e graneleiros começaram a ser construídos no Brasil. Em 2011 a Log-In lançou ao mar o navio Log-In Jacarandá, que não era apenas o primeiro navio próprio da Log-In, mas o primeiro navio porta-contêiner construído no Brasil neste século. Foi um ano especial já que, em seguida, foi lançado mais um gigante ao mar: o navio Log-In Jatobá.
          Em 2012 foi lançado ao mar o primeiro navio graneleiro, denominado Log-In Tambaqui, batizado mais uma vez, em homenagem à riqueza do país. O ano de 2012 foi marcado também por outra grande realização: a inauguração das operações logísticas do Terminal de São Francisco do Sul (SC).
          Em 2013 foi lançado ao mar o segundo navio graneleiro da empresa, o Log-In Tucunaré. O início da operação comercial do Log-In Tambaqui ocorreu em 2014. Nesse mesmo ano foi inaugurado o Armazém Verde, em Guarujá (SP), em parceria com o cliente Dow.
          Em 2016 foi dado o início do processo de reestruturação da companhia com o desafio de transformar o negócio da empresa. Foi celebrado o contrato para venda dos navios Log-In Tambaqui e Log-In Tucunaré juntamente ao acordo comercial entre a Log-In e a Alunorte.
          Em 2017 foi realizada a venda do navio Log-In Amazônia, um dos porta-contêineres da frota da empresa. Em seu lugar, foi adquirido o Log-In Resiliente, nome que significa recuperação, resistência e força. A resiliência representa a capacidade das empresas de se reconfigurar e transpor as dificuldades, assim como a história da Log-In. Também em 2017, foram descontinuadas as operações no Terminal de São Francisco do Sul para um novo começo: as operações logísticas do Terminal de Itajaí, também em Santa Catarina. Ainda em 2017 a Log-In celebrou o contrato para construção de um navio porta-contêiner com capacidade nominal de 2.700 TEUs, que se chamaria Log-In Polaris.
          Em 2018 a Log-In celebrou o instrumento de Dação em Pagamento do TERCAM, terminal localizado no Pólo Petroquímico de Camaçari (BA), como parte da reestruturação da companhia.
          Em 2019 a empresa recebeu o Log-In Polaris, um marco fundamental do planejamento definido para a frota da empresa. A chegada e o início da operação deste navio representou uma nova trajetória de crescimento para a Log-In. Polaris é o nome original do navio do explorador Ernest Shackleton para expedição ao polo. Durante o desafio de se salvarem, ele e sua equipe navegaram 650 milhas náuticas sem nenhum equipamento de navegação, onde a orientação da estrela norte (Polaris) foi fundamental para sobreviverem.
          Em 2020, um novo navio porta-contêiner, batizado Log-In Endurance, que significa resistência, chegou para se juntar à frota. Junto aos navios Log-In Resiliente e Log-In Polaris, ele marcou um período de superação, aprendizado e determinação ao time da Log-In. Foi renovado o Contrato de Arrendamento do Terminal Portuário de Vila Velha (ES) por mais 25 anos, estendendo a vigência de operação e administração até 2048. Ao longo deste período, a empresa pretende investir mais de meio bilhão de reais em melhorias e modernização.
          Em 2021 a empresa adquire um novo navio porta-contêiner, o Log-In Discovery, com capacidade nominal de 2.550 TEUs e 536 tomadas para transporte de contêineres refrigerados (Reefers). A empresa deu início à operação de um terminal exclusivo para veículos no Porto de Vitória (ES), o TEV, com capacidade para armazenamento estático de até 1.600 carros.
           Em 13 de outubro de 2021, a Log-In comunicou a compra de dois navios porta-contêineres no valor de US$ 42,6 milhões cada. Os equipamentos estão sendo construídos por um estaleiro chinês e têm entregas previstas para o fim de 2023 e maio de 2024. De acordo com a empresa, a capacidade dos novos navios é 25% maior que o equipamento mais moderno que a Log-In opera atualmente, porém, com consumo de combustível similar devido à tecnologia empregada.
          Considerando dados de meados de 2021 a empresa tem mais de 1.000 colaboradores, movendo cargas por terra e mar, integrando modais.
          Em 13 de dezembro de 2021, a Log-In divulgou que assinou um contrato a fim de comprar a Tecmar Transportes Ltda., uma empresa que atua no transporte rodoviário de cargas. O negócio seria de R$ 102,7 milhões. Segundo a Log-In, a Tecmar se distingue por sua carteira diversificada de clientes, capilaridade de rotas e expertise na execução de cargas fracionadas, o que, na visão da companhia, promoverá sinergias relevantes e a geração de valor aos seus acionistas. A empresa possui 20 anos de atuação e está presente em todo o Brasil com uma carteira de clientes em diferentes setores e de alta relevância. A Tecmar foi fundada em 2001 e tem sede em Embu das Artes, São Paulo.
A principal modalidade é de cargas fracionadas, também atuando no modal de Armazém Geral;
Ampla atuação no Brasil, sendo as regiões Sul, Sudeste e Nordeste as mais relevantes em vendas (95,2%). A Tecmar tem 1.300 colaboradores diretos, 1.026 veículos na frota própria e 1.740 veículos na frota agregada;
          A estrutura acionária está representada pelo Alaska Investimentos, que detém 45,52% das ações da empresa, seguida pelo Perea Capital (5,024%) e Tarpon Capital (5,128%). O restante está em tesouraria (1,155%) e no outros (43,173%).
(Fonte: site da empresa / Eleven Financial - 14.10.2021 / bet365 - 13.12.2021 - partes)

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