Gianni Versace nasceu a 2 de Dezembro de 1946, na Itália, na Reggio di Calabria. Entrou no mundo do design aos 22 anos quando começou a criar os primeiros modelos e logo foi contratado por uma marca local para imaginar uma pequena coleção. Mudou-se para Milão com 25 anos (1971), estava determinado em tornar-se designer. Assinou as suas primeiras coleções de prêt-à-porter para várias marcas, como a Genny, a Complice e a Callaghan, antes de conquistar a oportunidade de se lançar no mercado com uma criação própria.
Gianni Versace fundou a empresa em 1978, com a ajuda dos irmãos Santo e Donatella. Gianni Versace Spa – abreviado para Versace -, começou logo a dar frutos de estilo e tornou-se numa das marcas italianas mais fortes da indústria.
A primeira coleção, assinada como Gianni Versace Donna, era apenas de roupa feminina. Ficou disponível em março de 1978. Mais tarde, em setembro lançou a primeira linha masculina. Assim chegou o reconhecimento mundial. De forma inesperada e repentina, o nome Versace ficou associado à Moda misturada com sexo, rock’n’roll e arte. E os seus desfiles tornaram-se verdadeiras apresentações - espetáculo, que ninguém queria perder.
Em 1979, Gianni Versace, em colaboração com Richard Avedon, apresentou a sua primeira campanha fotográfica. Encontrava na arte, no design e no cinema inspirações que contagiavam tudo o que fazia, na passerelle, como na publicidade.
Recebe o prémio Cutty Sark e L'Occhio d'Oro, em 1982, pela sua coleção de outono/inverno 1982-1983, que incluiu a Versace’s Oroton, uma corrente de metal criada pela marca. Versace recebeu também o L'Occhio d'Oro em 1984, 1990 e 1991.
Ainda em 1982, começou a trabalhar para o Teatro alla Scala e foi responsável pelos figurinos do bailado Josephs Legende, de Richard Strauss. A sua paixão pelo teatro especializou-o na criação de guarda-roupa para os palcos, um elemento ativo da comunidade artística internacional. Foi distinguido em 1985, com o prémio Maschera d'Argento, pela sua contribuição para o teatro.
O seu gênio mudou, sem dúvida, a história da Moda – os cortes sexy, os estampados vibrantes, os materiais fora do comum. Era como um alien cheio de personalidade a aterrar numa indústria que ainda não o esperava. Não admira, por isso, que a primeira coleção de alta-costura tenha sido lançada em 1989, em Paris, ano em que também abriu o primeiro atelier da marca. A exposição Dresses for Thought, comemorativa dos 25 anos de Gianni Versace na Moda, aconteceu no Castelo Sforzesco, em Milão.
Em 1993, recebeu o prémio CFDA em Nova Iorque e é honrado pelos presidentes italiano e francês. 1994 marcou a abertura do primeiro espaço da marca Versace, que aconteceu em Berlim, na Kurfürstendamm, uma das mais famosas avenidas na cidade. Elizabeth Hurley veste um vestido da grife, preso com alfinetes de segurança de lado, na estreia do filme Quatro Casamentos e Um Funeral, look que ficaria para sempre como um dos mais icônicos da red carpet – e talvez aquele que catapultaria Hurley para as páginas de estilo. O primeiro desfile da marca Versus – linha de roupa associada à marca original e um presente de Gianni para a sua irmã Donatella - aconteceu em Nova Iorque, em 1995.
Gianni Versace é alvejado a 15 de julho de 1997, à porta de sua casa em Miami. O seu homicídio faz com que o império Versace passe para as mãos da irmã, Donatella. A designer, que até então tinha apenas uma linha de acessórios e uma de roupa infantil a seu cargo, herdou a maior das responsabilidades, ocupando o lugar de vice-presidente e diretora criativa da casa italiana.
Em 2000, a marca abre as porstas do Atelier Versace para desenhar os figurinos do bailado de Maurice Bejart L’Enfant Roi. Em 2004, Donatella recebe o prémio de moda Bambi, em Hamburgo. A marca decide também investir no design de interiores, colaborando com a TAG para pensar interior de jatos privados. Em 2006, desenvolveu ainda uma parceria com a Lamborghini para o modelo Murciélago LP 640.
Em 2007, são anunciadas novas parcerias, entre elas com a Elad Properties, para criar o primeiro modelo de residências privadas Versace House Couture, no New York Plaza Hotel. Ganhando o gosto por novos meios, várias outras parcerias foram surgindo ao longo dos anos.
Pelo caminho, Donatella foi responsável por ajudar a lançar talentos tão determinantes, como Christopher Kane e Anthony Vaccarello, com quem trabalhou no design das coleçoes da Versus. Também com a ajuda de Christopher Kane, em abril de 2010, promoveu The Art of Elysium, organização responsável por encorajar atores, artistas e músicos, a dedicar algum tempo e talento a ajudar causas humanitárias, a favor de crianças com graves problemas de saúde.
A Versace é hoje uma das mais luxuosas e influentes marcas de Moda do mundo. Do pronto-a-vestir às diferentes categorias da indústria, como os acessórios, perfumes, produtos de beleza, artigos de decoração para a casa e jóias. Além dos negócios ligados ao mundo da Moda, a Versace tem ainda um resort na Austrália – o Palazzo Versace.
Em 2014, a Versace vende 20% de suas ações para o grupo norte-americano Blackstone por US$ 1,4 bilhão.
Em setembro de 2018, quem negocia a compra da grife italiana Versace é o grupo norte-americano Michael Kors, cujo contrato seria de US$ 2 bilhões (aproximadamente R$ 8,1 bilhões).
Para o Brasil, a Versace foi trazida por volta de 1997 por Janete Boghosian e suas filhas Renata e Fernanda. Na época, o mercado de luxo paulistano era ancorado na multimarcas de luxo Daslu. No início de 2017, a grife italiana decide não renovar o contrato de franquia com elas e passa a operar sem intermediários no país.
(Fonte: revista Vogue - 02 maio 2016 - por Ana Carvas / revista Veja São Paulo - 02 fevereiro 2017 / IstoÉDinheiro - 24.09.2018 - partes)
Gianni Versace fundou a empresa em 1978, com a ajuda dos irmãos Santo e Donatella. Gianni Versace Spa – abreviado para Versace -, começou logo a dar frutos de estilo e tornou-se numa das marcas italianas mais fortes da indústria.
A primeira coleção, assinada como Gianni Versace Donna, era apenas de roupa feminina. Ficou disponível em março de 1978. Mais tarde, em setembro lançou a primeira linha masculina. Assim chegou o reconhecimento mundial. De forma inesperada e repentina, o nome Versace ficou associado à Moda misturada com sexo, rock’n’roll e arte. E os seus desfiles tornaram-se verdadeiras apresentações - espetáculo, que ninguém queria perder.
Em 1979, Gianni Versace, em colaboração com Richard Avedon, apresentou a sua primeira campanha fotográfica. Encontrava na arte, no design e no cinema inspirações que contagiavam tudo o que fazia, na passerelle, como na publicidade.
Recebe o prémio Cutty Sark e L'Occhio d'Oro, em 1982, pela sua coleção de outono/inverno 1982-1983, que incluiu a Versace’s Oroton, uma corrente de metal criada pela marca. Versace recebeu também o L'Occhio d'Oro em 1984, 1990 e 1991.
Ainda em 1982, começou a trabalhar para o Teatro alla Scala e foi responsável pelos figurinos do bailado Josephs Legende, de Richard Strauss. A sua paixão pelo teatro especializou-o na criação de guarda-roupa para os palcos, um elemento ativo da comunidade artística internacional. Foi distinguido em 1985, com o prémio Maschera d'Argento, pela sua contribuição para o teatro.
O seu gênio mudou, sem dúvida, a história da Moda – os cortes sexy, os estampados vibrantes, os materiais fora do comum. Era como um alien cheio de personalidade a aterrar numa indústria que ainda não o esperava. Não admira, por isso, que a primeira coleção de alta-costura tenha sido lançada em 1989, em Paris, ano em que também abriu o primeiro atelier da marca. A exposição Dresses for Thought, comemorativa dos 25 anos de Gianni Versace na Moda, aconteceu no Castelo Sforzesco, em Milão.
Em 1993, recebeu o prémio CFDA em Nova Iorque e é honrado pelos presidentes italiano e francês. 1994 marcou a abertura do primeiro espaço da marca Versace, que aconteceu em Berlim, na Kurfürstendamm, uma das mais famosas avenidas na cidade. Elizabeth Hurley veste um vestido da grife, preso com alfinetes de segurança de lado, na estreia do filme Quatro Casamentos e Um Funeral, look que ficaria para sempre como um dos mais icônicos da red carpet – e talvez aquele que catapultaria Hurley para as páginas de estilo. O primeiro desfile da marca Versus – linha de roupa associada à marca original e um presente de Gianni para a sua irmã Donatella - aconteceu em Nova Iorque, em 1995.
Gianni Versace é alvejado a 15 de julho de 1997, à porta de sua casa em Miami. O seu homicídio faz com que o império Versace passe para as mãos da irmã, Donatella. A designer, que até então tinha apenas uma linha de acessórios e uma de roupa infantil a seu cargo, herdou a maior das responsabilidades, ocupando o lugar de vice-presidente e diretora criativa da casa italiana.
Em 2000, a marca abre as porstas do Atelier Versace para desenhar os figurinos do bailado de Maurice Bejart L’Enfant Roi. Em 2004, Donatella recebe o prémio de moda Bambi, em Hamburgo. A marca decide também investir no design de interiores, colaborando com a TAG para pensar interior de jatos privados. Em 2006, desenvolveu ainda uma parceria com a Lamborghini para o modelo Murciélago LP 640.
Em 2007, são anunciadas novas parcerias, entre elas com a Elad Properties, para criar o primeiro modelo de residências privadas Versace House Couture, no New York Plaza Hotel. Ganhando o gosto por novos meios, várias outras parcerias foram surgindo ao longo dos anos.
Pelo caminho, Donatella foi responsável por ajudar a lançar talentos tão determinantes, como Christopher Kane e Anthony Vaccarello, com quem trabalhou no design das coleçoes da Versus. Também com a ajuda de Christopher Kane, em abril de 2010, promoveu The Art of Elysium, organização responsável por encorajar atores, artistas e músicos, a dedicar algum tempo e talento a ajudar causas humanitárias, a favor de crianças com graves problemas de saúde.
A Versace é hoje uma das mais luxuosas e influentes marcas de Moda do mundo. Do pronto-a-vestir às diferentes categorias da indústria, como os acessórios, perfumes, produtos de beleza, artigos de decoração para a casa e jóias. Além dos negócios ligados ao mundo da Moda, a Versace tem ainda um resort na Austrália – o Palazzo Versace.
Em 2014, a Versace vende 20% de suas ações para o grupo norte-americano Blackstone por US$ 1,4 bilhão.
Em setembro de 2018, quem negocia a compra da grife italiana Versace é o grupo norte-americano Michael Kors, cujo contrato seria de US$ 2 bilhões (aproximadamente R$ 8,1 bilhões).
Para o Brasil, a Versace foi trazida por volta de 1997 por Janete Boghosian e suas filhas Renata e Fernanda. Na época, o mercado de luxo paulistano era ancorado na multimarcas de luxo Daslu. No início de 2017, a grife italiana decide não renovar o contrato de franquia com elas e passa a operar sem intermediários no país.
(Fonte: revista Vogue - 02 maio 2016 - por Ana Carvas / revista Veja São Paulo - 02 fevereiro 2017 / IstoÉDinheiro - 24.09.2018 - partes)
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