Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Jardim de Napoli

          Francesco Buonerba embarca no porto de Napoles em 1926, e vem para o Brasil com a esperança de uma vida melhor. Só conseguiu trazer a família quatro anos depois. Francisco era marceneiro, mas, com a industrialização, sua profissão acabou perdendo o valor. Para sustentar a família, teve a ideia de fazer pizzas. Sua esposa, Maria Prezioso preparava a massa, molho de tomate e mussarela.
          A pizza da família começou a fazer sucesso nas imediações e atraiu pessoas importantes daquela época para a pequena cantina, como os Nadir Figueiredo, os Galliotti, os Assis de Pacheco e os Lancelotti.
          No dia 28 de fevereiro de 1949 nascia a cantina Jardim de Napoli, localizada na Rua Maria Paula, 194. A pizza continuava a ser o prato principal, mas o cardápio ganhou novas opções da culinária italiana: carnes e massas frescas.
           Em 1968, a cantina foi para novo endereço na Vila Buarque (Rua Martinico Prado, 463), onde está até hoje.
          Foi no Jardim de Napoli que, em 1970, nasceu o bolo de carne recheado de mussarela e mergulhado no molho de tomate.
          Copiada Brasil afora, a receita foi uma invenção do dono, Antonio (Toninho ou Tonico) Buonerba, filho de Francesco, para aproveitar as aparas de um campeão de pedidos na época, o filé à parmegiana. Foi então que Toninho começou a criar a famosa porpeta ainda no antigo endereço. Ao usar as aparas, e evitando desperdícios, consciente ou não, Tonico lembrou dos tempos difíceis de quando a família chegou ao Brasil. Segundo um garçom, com 61 anos de casa, em vários Natais quando criança, Tonico recebeu um saquinho de bala como único presente. E aquilo era valorizado ao extremo. 
          O polpettone passou por várias receitas, ganhou outros cortes de carne para uma melhor consistência, até chegar à receita ideal. Hoje o polpettone é o carro chefe da casa.
          O cardápio atual possui pizzas, massas frescas, carnes, antepastos, sobremesas e uma carta de vinhos. Invenção de Toninho Buonerba, o polpettone à parmegiana recheado com muçarela é a estrela da casa – e um dos pratos mais copiados da cidade.
          A casa hoje é gerenciada pela terceira geração dos Buonerba, Francisco, Ana e Rosana, filhos de Antonio (netos do fundador).
(Fonte: justhebest.com / revista Veja São Paulo - 22.02.2017 / Estadão - 29.12.2023 - partes)

Nenhum comentário: