Total de visualizações de página

2 de out. de 2011

Studebaker

          A Studebaker Corporation iniciou a sua história quando os irmãos Studebaker Henry (1826-1895) e Clement (1831-1901), fundaram em 16 de fevereiro do 1852, na cidade de South Bend, uma loja de manufatura e serviços para ferraria e fundição, a H & C Studebaker. Em pouco tempo a loja transformou-se numa oficina fornecedora de peças de metais para as indústrias locais que fabricavam vagões, carroças e carroções para a agricultura, mineração e o Exército Americano. Neste ritmo, dois outros irmãos mais novos entraram para a empresa: John Mohler Studebaker (1833-1917) e Peter Everst Studebaker (1836-1897). Os quatro irmãos, em pouco tempo, ampliaram a produção de peças e em meados da década de 1860 já estavam produzindo seus próprios vagões e carroças.
          Com a expansão dos negócios e a aquisição de outras indústrias, em 1868 a empresa modificou sua denominação para Studebaker Brothers Manufacturing Company. Na década de 1870, Jacob Franklin Studebaker (1844-1887) o irmão caçula da família, passou a fazer parte da sociedade.
          Em 1895 a Studebaker iniciou pesquisas para desenvolver sua "carruagem sem cavalos", optando inicialmente por motores elétricos. Somente em 1902 a empresa lançou o Studebaker Runabout, um automóvel tracionado com o Standard Westinghouse Vehicle Motor (motor padrão para veículos, marca Westinghouse). O modelo elétrico não foi satisfatório em número de vendas e em 1904, a empresa lançou um veículo movido a gasolina.
          Com a aquisição, em 1911, da Everitt-Metzker-Flanders Company (também conhecida por E-M-F Company), sua razão social é alterada para Studebaker Corporation. Em 1920, a empresa finalizou a produção de carroças e similares para focar na indústria automotiva.
          Com o rápido e dinâmico desenvolvimento de novas tecnologias automotivas da primeira metade do século XX, especializou-se na produção de ônibus e automóveis de grande porte, como limusines e executivos, resultando em modelos campeões de vendas. Entre estes, temos o Studebaker Speedste, o Studebaker's Big Six Touring Car, o Studebaker Phaeton ou o UK. Com a advento da Segunda Guerra Mundial, passou a produzir caminhões, sendo o principal fornecedor para os exércitos aliados.
          No Brasil, em 1945, surgiu o embrião de uma das primeiras empresas automotivas do Brasil. A Distribuidora de Automóveis Studebaker Ltda era uma importadora e, como o próprio nome deixa bem claro, distribuidora de automóveis Studebaker no País. No começo da década seguinte, ela se tornou a Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. (ficando conhecida como Vemag) e passou a montar caminhões da Scania Vabis e tratores da Massey-Harris e Ferguson.
          Na década de 1950 a empresa enfrentou uma grande crise, o que resultou na sua fusão com a Packard Motor Car Company, criando em 1956, a Studebaker-Packard Corporation. A estratégia não resultou num crescimento financeiro e em 1962, houve a dissolução da parceria, quando sua razão social voltou ao Studebaker Corporation.
          Com a venda de algumas divisões e fábricas e a parceria na revenda de automóveis alemães como a Mercedes-Bez, Auto Union e a DKW, a Studebaker parou de produzir a linha automotiva em 16 de março de 1966. Logo em seguida foi fatiada e negociada em divisões, quando em maio de 1967 algumas foram vendidas para a Wagner Electric e em novembro de 1967 outras foram adquiridas pela Worthington Corporation, criando a Studebaker-Worthington Inc.
          O nome Studebaker desapareceu do mercado norte-americano somente em 1979, quando a McGraw-Edson adquiriu a Studebaker-Worthington.
          No Box 54, parque temático de carros antigos localizado próximo da capital paulista (em Araçariguama, a 50 quilômetros), é possível ver raridades como o Studebaker Commander 1951. Outras preciosidades como Cadillac, Buick, Plymouth, Ford T também estão em exposição.
(Fonte: Wikipédia / Veja São Paulo - 04.01.2017 / garagem360 - msn - 14.03.2017 - partes)


Nenhum comentário: