Grupo Bimbo
No dia 2 de dezembro de 1945 o Grupo Bimbo inicia suas atividades com a primeira fábrica de produtos panificados – Bimbo S.A. com sede em Santa Maria Insurgentes, no México. As instalações eram compostas por escritórios, um pátio, um armazém e uma área de produção que hoje seria considerada primitiva, pois algumas operações eram feitas manualmente, por exemplo, os bolos e pães chegavam a ser desenformados através de golpes, com muita força.
Os primeiros produtos do Ursinho Bimbo que incluíam o pão de forma, o pão de forma pequeno e as torradas, saíram do forno às 15 horas deste dia 2 de dezembro. O pão preto começou a ser fabricado a partir de janeiro de 1946 e no final do ano seguinte foi lançada ao mercado a linha de bolos.
A distribuição para padarias, lojas de fábrica e lojas do pequeno varejo era realizada por 10 caminhões que abasteciam unicamente a Cidade do México.
Hoje o Grupo Bimbo produz, distribui e comercializa mais de 8000 produtos, dos quais se destacam uma grande variedade de pães, bolinhos do tipo caseiro, biscoitos, doces, chocolates, batatas doces e salgados, tortilhas de milho e farinha de trigo, torradas, e “cajeta” (doce de leite).
Para a distribuição de seus produtos fabricados em suas 156 fábricas, existem 2 empresas comercializadoras e 5 associadas, instaladas em 19 países da América, Ásia e Europa, que abastecem 2 milhões de pontos de vendas.
No Brasil, o Grupo Bimbo chega em 16 de março de 2001, com a aquisição da empresa Plus Vita Ltda. A Bimbo do Brasil produz os pães, bisnaguinhas, bolos, rocamboles e doces que estão presentes todos os dias em milhares de lares do Brasil.
Suas principais marcas - Pullman, Plus Vita, Ana Maria, Laura, Firenze e Nutrella - estão fortemente ligadas à família brasileira com forte tradição em seus mercados.
Para o entendimento da história da Bimbo desde a sua chegada ao Brasil é preciso conhecer inicialmente as histórias da Plus Vita e da Pullman, mais tarde, da Nutrella, e, recentemente, da Wickbold/Seven Boys, que citamos a seguir:
No dia 2 de dezembro de 1945 o Grupo Bimbo inicia suas atividades com a primeira fábrica de produtos panificados – Bimbo S.A. com sede em Santa Maria Insurgentes, no México. As instalações eram compostas por escritórios, um pátio, um armazém e uma área de produção que hoje seria considerada primitiva, pois algumas operações eram feitas manualmente, por exemplo, os bolos e pães chegavam a ser desenformados através de golpes, com muita força.
Os primeiros produtos do Ursinho Bimbo que incluíam o pão de forma, o pão de forma pequeno e as torradas, saíram do forno às 15 horas deste dia 2 de dezembro. O pão preto começou a ser fabricado a partir de janeiro de 1946 e no final do ano seguinte foi lançada ao mercado a linha de bolos.
A distribuição para padarias, lojas de fábrica e lojas do pequeno varejo era realizada por 10 caminhões que abasteciam unicamente a Cidade do México.
Hoje o Grupo Bimbo produz, distribui e comercializa mais de 8000 produtos, dos quais se destacam uma grande variedade de pães, bolinhos do tipo caseiro, biscoitos, doces, chocolates, batatas doces e salgados, tortilhas de milho e farinha de trigo, torradas, e “cajeta” (doce de leite).
Para a distribuição de seus produtos fabricados em suas 156 fábricas, existem 2 empresas comercializadoras e 5 associadas, instaladas em 19 países da América, Ásia e Europa, que abastecem 2 milhões de pontos de vendas.
No Brasil, o Grupo Bimbo chega em 16 de março de 2001, com a aquisição da empresa Plus Vita Ltda. A Bimbo do Brasil produz os pães, bisnaguinhas, bolos, rocamboles e doces que estão presentes todos os dias em milhares de lares do Brasil.
Suas principais marcas - Pullman, Plus Vita, Ana Maria, Laura, Firenze e Nutrella - estão fortemente ligadas à família brasileira com forte tradição em seus mercados.
Para o entendimento da história da Bimbo desde a sua chegada ao Brasil é preciso conhecer inicialmente as histórias da Plus Vita e da Pullman, mais tarde, da Nutrella, e, recentemente, da Wickbold/Seven Boys, que citamos a seguir:
Plus Vita
Quando o assunto é pão de forma no Rio de Janeiro, o primeiro nome que vem à mente dos consumidores é Plus Vita, presente na mesa do consumidor desde 1939. É líder no mercado e possui hoje uma variedade de produtos, desde o pão de forma original a pães especiais, bolos e barrinhas.
A empresa foi fundada em 1939 pelo Sr. Delfim de Almeida Ribeiro como uma padaria no mercado do Rio de Janeiro. Foi pioneira por ter trazido na década de 1950, pela primeira vez ao mercado carioca, o pão de forma tradicional.
A Plus Vita iniciou suas atividades com dois colaboradores, em uma área de 9 metros quadrados para atender uma demanda crescente de consumidores. Foi necessário expandir-se e, por isso, instalou uma fábrica na Rua Alexandre Mackenzie, no Bairro Saúde, depois na Rua Lino Teixeira, Bairro Jacaré e na estrada Velha da Pavuna, Bairro de Inhaúma. A Plus Vita foi a primeira empresa a adquirir um forno elétrico no Brasil.
Plus Vita, em latim, significa Mais Vida. A marca entende que sentir-se bem é se cuidar, e sempre busca de soluções em linha com as necessidades do consumidor mais atento à qualidade de vida e preocupado com uma alimentação saudável, equilibrada e saborosa. Preza pela saudabilidade e qualidade, disponibilizando aos seus consumidores produtos elaborados com receitas balanceadas e com os ingredientes ricos em fibras e nutritivos.
Em 1989, a Plus Vita passou a ser controlada pela Santista Alimentos, uma empresa do Grupo Bunge, que industrializa e comercializa alimentos. Em 1995, a Santista adquire a Pullman que passa a fazer parte da “Plus Vita Ltda”. No dia 16 de março de 2001, a Plus Vita Ltda. passa a ser uma empresa do Grupo Bimbo.
Pullman
Quando foi inaugurada, em julho de 1950, a Pão Americano Ind. e Com. S.A. era uma moderna panificadora. Instalada inicialmente na Rua Augusta, em São Paulo, empregava 25 colaboradores para fazer o que uma padaria comum só conseguiria com 250 homens. Com o novo e revolucionário processo de panificação mecanizada, em 1953, surgia o primeiro pão de forma do Brasil: o Pão Pullman.
Para fortalecer ainda mais sua imagem junto ao público, a empresa adotava estratégias de divulgação ousadas para a época. Na década de 1950, patrocinou e deu nome a um programa infantil de televisão, o “Pullman Júnior”, que se manteve no ar por 23 anos. Foi também a primeira empresa a colocar outdoors nas laterais dos caminhões de distribuição.
A inovação abriu o mercado e em 1957 foi necessária a abertura de uma filial no Rio de Janeiro, com uma fábrica para atender a região.
Quatro anos depois, em 1961, a empresa de São Paulo deixava de ser uma panificadora para se transformar em indústria. E a “Pão Americano” constrói outra fábrica na Avenida Giovani Gronchi, em São Paulo. Para esta nova fase, novos equipamentos e maquinários são adquiridos e mais pessoas são contratadas. A produção cresce e em 1988, inaugura sua fábrica na Rodovia Raposo Tavares, em São Paulo.
Em dezembro de 1995 começa uma nova fase para a empresa. O Grupo Bunge (através da Santista Alimentos), adquire o “Pão Americano”, que mudou sua razão social para “Pullman Alimentos S.A.” e, em 16 de junho de 1996, com a conclusão do processo de incorporação passou a ser “Plus Vita S.A.”.
Nutrella
A história da Nutrella começou a ser contada na década de 1950, quando a família de Albino Neitzke, filho de imigrantes alemães, abriu uma pequena padaria em Novo Hamburgo (RS). A dedicação e a qualidade do trabalho resultaram em desenvolvimento econômico e a família mudou-se para Porto Alegre, onde inaugurou uma das mais tradicionais padarias da cidade: a Padaria Vitória.
Com o tempo, os negócios prosperaram até que em 1º de janeiro de 1972 foi fundada a Industrial de Alimentos Biscosul Ltda., com fábrica instalada na cidade de Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre.
Apenas um ano depois, em 1973, graças ao espírito empreendedor do filho do fundador, Ari Neitzke, a indústria já era considerada uma das mais importantes no setor de panificação do país. A partir de então, a empresa assumiu a marca fantasia Nutrella e ingressou no mercado de panificação industrial.
Após se tornar uma empresa reconhecida em toda a região Sul pela qualidade e inovação de seus produtos, a Nutrella começou a expandir seu mercado de atuação. Em 2001, uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento e Participação (BNDSPAR), possibilitou a inauguração, em junho de 2002, de uma nova planta fabril na cidade de Mogi das Cruzes (SP). A empresa adotou, então, a razão social Nutrella Alimentos S.A.
Em 2008, a empresa gerava mais de 900 empregos diretos e se firmava como uma das grandes competidoras nacionais do negócio de panificação, com uma postura pioneira, voltada para a qualidade e as necessidades do mercado. A Nutrella foi a primeira empresa gaúcha a criar novos segmentos de mercado com o lançamento das linhas de pães integrais e brancos light.
No dia 8 de maio de 2008, a Bimbo adquire a Nutrella, que passa a ser mais uma empresa do Grupo Bimbo.
Wickbold/Seven Boys
Em 30 de agosto de 2024, o Grupo Bimbo, dono de marcas como Pullman, Rap10 e Ana Maria, assinou contrato de compra de 100% das operações da Wickbold. A operação inclui as marcas Wickbold e Seven Boys, além de quatro fábricas localizadas nas regiões Sul e Sudeste. O valor da compra não foi divulgado e a transação ainda deve passar pelas autorizações regulatórias. Em comunicado, o Grupo Bimbo diz que essa movimentação faz parte de uma estratégia de expansão no Brasil, além de reforçar sua atuação no Sul. No segundo trimestre deste ano, a empresa faturou cerca de R$ 28 bilhões, com crescimento de 3,8% em vendas na América Latina e destaque para a operação no Brasil. Com 86 anos de atuação, a Wickbold anunciou a aquisição da marca Seven Boys em 2015, como parte de seu processo de expansão. A Wickbold conta com 2,5 mil funcionários
(Fonte: site do Grupo Bimbo, com texto adaptado / GiroNews - 02.09.2024 - partes)
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