Total de visualizações de página

4 de out. de 2011

Electrolux / Prosdócimo (Refripar)

          Em 1913, a empresa fundada pelo avô de Sérgio Prosdócimo, seu pai Joanin e seu tio Pedro, atuava com aluguel e conserto de bicicletas. Após a II Guerra, Prosdócimo virou uma rede de lojas de departamentos. Em 1949, a marca foi colocada pela primeira vez em geladeiras. Pedro, com seu espírito comercial, ficou com as lojas e Joanin, um técnico nato, com a fábrica.         
          A família de Joanin tinha uma vida muito modesta porque todo o lucro era reinvestido na própria empresa. Enquanto isso, em outra parte da família, os sobrinhos de Joanin compravam barcos. As intrigas na família foram contornadas até a morte de Joanin. Sergio Prosdócimo tinha 25 anos e seu cunhado assumiu a empresa. A primeira briga aconteceu quando "o cunhado deu uma de espertinho". Sérgio bancou a jogada e ganhou. Foi meio loucura porque Sérgio era apenas o chefe da assistência técnica da fábrica. Num passe de mágica, com 29 anos, virou presidente. Tinha conhecimentos técnicos, mas não nas áreas comercial e contábil. As lojas pediram concordata, o que prejudicou muito a fábrica. As lojas eram clientes da fábrica e o desafio para Sérgio Prosdócimo foi intenso para administrar as contas a pagar.
             No tocante ao histórico da empresa, a Refripar-Refrigeração Paraná foi fundada em 1956, em Curitiba, por Joaquim Prosdócimo, que emprestou seu sobrenome para a marca dos produtos. O crescimento da Refripar acelerou-se a partir do Plano Cruzado, em 1986, não somente em função do aumento da demanda produzida pelo choque de estabilização, mas também da abertura de capital da empresa. Nessa marcha, incorporou outras marcas, como a de geladeiras Climax e a de aspiradores de ar WAP, de tecnologia alemã.
          Em 1989, a Refripar reforça sua presença no mercado, com a inauguração de uma nova fábrica em Curitiba. Com 7.100 funcionários, passou então a ter quatro fábricas: duas em Curitiba, uma em São Carlos, no interior de São Paulo, e uma em Manaus. Com a experiência em planos anteriores, conforme explicou o então diretor administrativo e financeiro Antonio Carlos Romanoski, a empresa se programou sem grandes pressões para atravessar o Plano Collor.
          O caminho da profissionalização da Refripar foi acidentado. Em 1991, decidido a se afastar do dia-a-dia dos negócios, Prosdócimo passou o timão ao executivo paulista Nelson Homem de Mello. A gestão do executivo coincidiu com um dos piores momentos da história da empresa. Quando Homem de Mello saiu, no final de 1992, Prosdócimo voltou a dar expediente na empresa. Mais tarde tentou um comando colegiado, com três superintendentes, até passar a bola para Sérgio Zimath em abril de 1994.
          Em maio de 1994, a Refripar substituiu a marca WhiteWestinghouse pelo logotipo Prosdócimo.
          A fabricante de eletrodomésticos sueca Electrolux adquiriu, em julho de 1994, 6% do capital da Refripar e, com tecnologia Electrolux, a empresa investiu 20 milhões de dólares em uma linha de produção para lavadoras com design europeu.
          No final de agosto de 1994, Sérgio Prosdócimo, presidente e principal acionista da Refripar, cumpriu um ritual que se tornou frequente nos anos seguintes. Reuniu seus principais executivos para comunicar mudanças no comando da empresa. Sérgio Zimath, diretor-geral, estava de saída. Em seu lugar, assumiu Antônio Carlos Romanoski, então atual diretor financeiro. Foi a quinta alteração no comando da Refripar desde 1991.
          Durante sua gestão, Zimath estendeu a marca Prosdócimo a outros produtos, como refrigeradores duplex e lavadoras de roupas.
          No final de 1994, a Refripar ocupava a segunda posição no mercado de lavadora de roupas automáticas, atrás da líder Brastemp e à frente da Enxuta e Continental 2001.
          No início de 1996, a Refripar é adquirida pela Electrolux que já detinha 10% do capital desde meados de 1994. O grupo sueco, um dos maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo, comprou 41% das ações da empresa por 50 milhões de dólares. A Umuarama, holding controlada pelo empresário Sérgio Prosdócimo e até então dona de 53% da Refripar, ficou com apenas 12% do capital. O Bradesco continuou com 13%. Mesmo sem o controle do negócio, Prosdócimo permaneceu na presidência do conselho de administração.
          A Electrolux era uma das líderes mundiais em eletrodomésticos, dona das marcas White-Westinghouse, Frigidaire (EUA), Zanussi (Itália), Arthur Martin (França), AEG (Alemanha) e mais 500 empresas em todo o mundo.
          Em maio de 1996, a empresa passou a usar a marca Electrolux-Prosdócimo em seus produtos. Romanoski é alçado para a empresa compradora e assume como diretor presidente.
          Em abril de 1997 os produtos passaram a ter somente a marca Electrolux, deixando de utilizar a marca Prosdócimo. A Refripar era o último dos grande fabricantes de linha branca do país sem uma forte parceria com algum grupo mundial. Era líder em freezers, com uma fatia de 53%, e vice em geladeiras, com 36%. Até então, a Electrolux fabricava apenas aspiradores de pó no Brasil.
          A Electrolux é foi fundada no dia 1 de agosto de 1919 e tem sede em Estocolmo, na Suécia. É a segunda maior fabricante de eletrodomésticos do mundo, em unidades vendidas, logo após a Whirlpool, vendendo mais de 40 milhões de produtos ao ano em 150 países.
(Fonte: Brasil em Exame - revista Exame - julho 1990 / Exame - 14.09.1994 / 09.11.1994 / 17.01.1996 / 23.05.1996 (informe publicitário) / Wikipédia / Folha de S.Paulo - 04.04.1997 - partes)

Nenhum comentário: