Em outubro de 2006 a empresa abre o capital na BM&FBovespa. Antes disso, porém, Max Fischer, o diretor financeiro, hibernou por três meses dentro da companhia. E convocou um pelotão para ajudá-lo no levantamento minucioso dos números. Não que a contabilidade não estivesse sendo feita a contento - desde 2003 o sistema de gestão SAP já controlava a movimentação de estoque -, mas Fischer queria ter a certeza de receber um parecer sem ressalvas da KPMG, a empresa responsável pela auditoria.
Em 2013, a companhia entra no segmento de varejo com a aquisição das redes: Tamoio, Drogasmil e Farmalife. Da Drogarias Tamoio a Profarma adquiriu 50% do capital total e ficou detentora de uma opção de compra da totalidade das ações remanescentes ao preço de 7,5 vezes do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) acumulado dos últimos doze meses da Drogarias Tamoio.
Em março de 2014, cela uma aliança estratégica com a AmerisourceBergen Corporation, cuja concretização envolve o aporte de pouco menos de R$ 200 milhões, representando 20% de participação no capital da companhia.
Em 16 de novembro de 2015 a Profarma anunciou a aquisição da parcela remanescente de 50% da rede Drogarias Tamoio por R$ 130 milhões. Em comunicado, disse que a aquisição da totalidade da rede Tamoio consolida sua posição como a segunda maior rede do varejo farmacêutico no estado do Rio de Janeiro. Com o controle também das redes Drogasmil e Farmalife, passa a ter 129 farmácias no estado.
Em setembro de 2016, a Profarma confirma acordo com a rival Rosário, uma unidade da Brasil Pharma, pela qual pagaria 173 milhões de reais.
Em 2016 a Profarma cria o braço de varejo denominado d1000, como parte dos planos para ampliar suas atividades de varejo. A d1000 é dona das redes Drogasmil, Farmalife, Drogarias Tamoio e Drogaria Rosário, com total de 300 lojas distribuídas entre Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Tocantins. Segundo a Profarma, a empresa passou a ser a sexta maior rede de varejo farmacêutico do Brasil.
Em 3 de abril de 2018, o First Pacific Advisors LLC (FPA) divulga comunicado que atingiu 5,54% da totalidade de ações ordinárias emitidas pela Profarma. Em 9 de abril de 2018, a Vinci Equities Gestora de Recursos Ltda. divulga comunicado que passou a deter o equivalente a 5,25% da totalidade das ações ordinárias de emissão da companhia. Em 26 de junho de 2018 a participação passou para 4,92%.
Em 26 de setembro de 2019, a Profarma anunciou que sua subsidiária Nice RJ Participações celebrou com a Brasil Pharma contrato para aquisição da totalidade das ações ordinárias de emissão da Drogaria Rosário S.A. A aquisição foi realizada ao preço de R$ 173 milhões.
Em 16 de julho de 2020, o conselho de administração da Profarma aprovou a realização da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da controlada d1000 Varejo Farma Participações, que concentra os ativos de varejo da companhia e reúne as redes Drogasmil, Farmalife, Drogarias Tamoio e Drogaria Rosário. A companhia opera por meio de 196 lojas físicas e centrais de atendimento telefônico nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e no Distrito Federal. A empresa fez uma reestruturação nas drogarias e seu faturamento por loja passou de R$ 458,5 mil em 2017 para R$ 506,4 mil em 2019.
Em 4 de julho de 2022, a Profarma concluiu a aquisição de 10% da Health Meds, especializada em produtos à base de canabinoides.
Com 12 centros de distribuição, a Profarma comercializa aproximadamente 18 milhões de unidades por mês e atende a cerca de 30 mil pontos de venda, em 2.800 cidades, consolidando-se entre as empresas líderes desse setor no Brasil. A empresa cobre uma área geográfica que representa 93,5% do mercado consumidor de produtos farmacêuticos do Brasil. Três mil funcionários fazem parte da divisão farma, considerando dados de 2016.
A divisão especialidades possui outros 450 funcionários, três centros de distribuição e oferece aproximadamente 3.600 itens para 4.000 clientes.
A divisão especialidades possui outros 450 funcionários, três centros de distribuição e oferece aproximadamente 3.600 itens para 4.000 clientes.
Considerando dados de 2021, a Profarma tem 6827 funcionários. Possui 13 centro de distribuição, que atendem 42 mil clientes. No varejo, são 214 lojas.
(Fonte: revista Capital Aberto - novembro 2006 / G1. 16.11.2015 / Material Apimec - 15.06.2016 / jornal Valor online - 27.09.2016 / G1.globo - 26.09.2019 / MoneyTimes - 06.07.2020 / ValorInveste - 17.07.2020 / Fato Relevante - 27.04.2022 / Valor - 04.07.2022 - partes).
English version:
Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos S.A. has been active since 1961 in distributing pharmaceutical, personal care and cosmetic products in the most populous Brazilian states. With 12 distribution centers, Profarma markets approximately 18 million units per month and serves around 31,000 sales outlets, thus consolidating its position as one of the industry leaders in Brazil.
Covering a geographic area that comprises 93.5% of the consumer market for pharmaceutical products in Brazil in 2011, Profarma boasts a specialized and committed team that constantly strives to become the biggest and most profitable wholesale distributor of pharmaceutical products in Brazil by means of consistent and sustainable results, keeping operating costs down, strengthening its competitive advantages and maximizing value for the stockholders.
In September 2016, Profarma confirmed a deal for rival Rosário, a unit of Brasil Pharma. Profarma will R$ 173 million for the chain.
(Fonte: Empresa / jornal Valor online - 27.09.2016 - partes)
(Fonte: revista Capital Aberto - novembro 2006 / G1. 16.11.2015 / Material Apimec - 15.06.2016 / jornal Valor online - 27.09.2016 / G1.globo - 26.09.2019 / MoneyTimes - 06.07.2020 / ValorInveste - 17.07.2020 / Fato Relevante - 27.04.2022 / Valor - 04.07.2022 - partes).
English version:
Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos S.A. has been active since 1961 in distributing pharmaceutical, personal care and cosmetic products in the most populous Brazilian states. With 12 distribution centers, Profarma markets approximately 18 million units per month and serves around 31,000 sales outlets, thus consolidating its position as one of the industry leaders in Brazil.
Covering a geographic area that comprises 93.5% of the consumer market for pharmaceutical products in Brazil in 2011, Profarma boasts a specialized and committed team that constantly strives to become the biggest and most profitable wholesale distributor of pharmaceutical products in Brazil by means of consistent and sustainable results, keeping operating costs down, strengthening its competitive advantages and maximizing value for the stockholders.
In September 2016, Profarma confirmed a deal for rival Rosário, a unit of Brasil Pharma. Profarma will R$ 173 million for the chain.
(Fonte: Empresa / jornal Valor online - 27.09.2016 - partes)
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