Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Eldorado Celulose

          Os irmãos Batista aproveitaram-se de sua proximidade do poder para assegurar o apoio dos bilionários fundos de pensão das estatais, foco de investigações da Operação GreenField, da Polícia Federal.
          Foi com a ajuda da Funcef, da Petros, da Previ e da Postalis que a J&F, a holding dos controladores da JBS, fundou a Eldorado Celulose. Erguida a partir de 2010, o investimento foi de 6,2 bilhões de reais, provenientes também do BNDES e recursos da J&F.
          A fábrica de celulose foi construída em Três Lagoas (MS), mesma região onde já estava instalada uma das quatro fábricas da Fibria, do grupo Votorantim. Os donos da Votorantim fizeram o possível para impedir o nascimento da Eldorado. Logo depois de anunciar seus planos para o setor, Joesley Batista, presidente do conselho da holding J&F, foi procurado por um emissário da Fibria. Em diversas reuniões, o executivo apresentou sucessivas propostas de aquisição e alertou para aqueles que seriam os problemas do empreendimento dos Batista - falta de matéria-prima e dificuldades para vender o produto. As ofertas começaram em 100 milhões de reais e chegaram a 700 milhões. Isso para uma fábrica que nem sequer existia.
          A fábrica dos irmãos batista, considerada a maior do planeta, foi inaugurada nos primeiros meses de 2013.
          Em setembro de 2017, o grupo J&F vendeu 49,4% da Eldorado Celulose, por 15 bilhões de reais, à família Wijaya, dona da Paper Excellence - PE através da CA Investment Brazil S.A. Wijaya tinha até setembro de 2018 para concluir a aquisição dos restantes 50,6% que permanecem nas mãos dos Batista da J&F. A negociação, contudo, foi parar nos tribunais de arbitragem. A holding J&F, dos Batista, e a PE se desentendem sobre a compra do controle da companhia.
          Considerando dados de 2017, a Eldorado produz 1,7 milhão de toneladas de celulose por ano. Tem florestas com área superior e 230 mil hectares, em Mato Grosso do Sul. Possui viveiro com capacidade de produção de 26 milhões de mudas de eucalipto por ano. Conta com geração de energia própria de biomassa. A produção é exportada para 40 países.
          Em 31 de julho de 2023, a Eldorado Brasil embarcou a primeira carga para a China a partir de seu novo terminal portuário multimodal em Santos (SP), resultado de um investimento de cerca de R$ 550 milhões, incluindo outorga . Este foi o maior desembolso da empresa desde a construção da usina de Três Lagoas, que iniciou suas operações no final de 2012.
          Em 27 de novembro de 2023, os empresários Joesley Batista, da J&F Investimentos e JBS, e Jackson Wijaya, dono da Paper Excellence (PE) se reuniram pessoalmente em Frankfurt, na Alemanha, mas não chegaram a um acordo sobre a disputa pelo controle da Eldorado Brasil.
(Fonte: revista Exame - 26.06.2013 / 23.07.2014 / revista Veja - 24.07.2017 / Exame - 03.10.2018 / Valor - 01.08.2023 / 28.11.2023 - partes)

Nenhum comentário: