Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

Obaatian

          Ao contrário de países como China e Índia, o Brasil não tem tradição na produção de chá. Há raras marcas locais, e grande parte das plantações está concentrada na região de Registro, a 180 quilômetros da capital paulista.
          Um pequena empresa paulista, no entanto, vem chamando a atenção de consumidores e profissionais do ramo. Trata-se da Obaatian ("vovó", em japonês), fundada em 2014 em um sítio da 10 hectares no município do Vale do Ribeira. A produção do ano de 2017 gira em torno de 450 quilos.
          A responsável por boa parte desse sucesso é a empresária Elizabeth Ume Shimada, nascida em 1927. Ex-feirante e dona de ótica, a senhora de voz baixa (a obaatian, "vovó"), que dá nome à empresa, levanta todo dia às 3h30 para comandar o sítio, ao lado de seus parentes. Seu braço direito é o neto Swan Yuki Hamasaki. Por ali, a "obaatian" administra a produção e, até 2016, ajudava a recolher as folhas do chão - dores nos joelhos a impediram de continuar executando a tarefa.
          Em expansão, a marca inaugura em janeiro de 2018 uma loja própria na capital, na Avenida da Aclimação, onde serão vendidos seus pacotinhos de 50 gramas e 100 gramas, além de acessórios para preparar a bebida. Enquanto isso não ocorrer, o item pode ser adquirido em outros dez pontos da cidade, entre eles o Espaço Kazu, na Liberdade.
          Elizabeth viaja anualmente ao Japão, país de origem de seus pais, onde participa de feiras especializadas na área.
(Fonte: revista Veja São Paulo - 15.11.2017)

Nenhum comentário: