Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

Opel

          A alemã Opel era conhecida (corretamente), até recentemente, como uma "subsidiária da General Motors" na Europa. Mas, é uma empresa mais antiga que a própria GM.
          A empresa foi fundada por Adam Opel na Alemanha, em 21 de janeiro de 1863 como uma fábrica de máquinas de costura. Em 1886 passou a produzir bicicletas e, em 1899, passou a produzir automóveis. Em 1929 foi adquirida pela General Motors.
          Quem convenceu a GM a comprar a Opel e os irmãos Opel a vendê-la à companhia americana, teria sido o holandês William Paarboom. Isso consta no livro The Effective Executive in Action, do austríaco naturalizado americano Peter Drucker. Um dos personagens mais exóticos que Drucker conheceu, Paarboom era cliente de um banco inglês onde Drucker trabalhava antes de emigrar para os Estados Unidos, no final dos anos 1930. Sempre vestido de preto, Paarboom comprou em Londres uma mansão vitoriana para acomodar suas quatro mulheres acompanhadas dos filhos. "Não acho saudável que uma mulher tenha mais de três filhos", explicou a um Drucker surpreso com sua condição poligâmica. Sempre que sua mulher dava à luz o terceiro filho, ele se separava e casava com outra, mas sem abandonar as demais. 
          Pouco antes da compra pela Peugeot Citroën, a Opel padronizou o nome dos seus SUVs. Todos trazem a letra X ao final do nome: Mokka X, Grandland X e Crossland X. Exceto o Mokka, os outros dois trazem land no nome, que pode se tornar outro padrão para os SUVs da Opel.
          Com sede em Rüsselsheim, na Alemanha, a Opel foi vendida para a francesa Peugeot-Citroën em 2017.
(Fonte: msn-carros / Wikipédia / revista Exame - 15.02.2006 - partes)

Nenhum comentário: