Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

C&A

          A varejista de vestuário C&A foi fundada em 1841 na cidade holandesa de Sneek, pela família Brenninkmeijer, que abriu ali um pequeno armazém.
          A C&A traz um significado bem simples no nome. É basicamente as iniciais dos nomes dos irmãos holandeses Clemens e August Brenninkmeijer, os fundadores da cadeia de varejo, que até então, no norte da Alemanha, percorriam vilarejos como mascate, vendendo tecidos.
          Os Brenninkmeijer são altamente discretos, adotando uma discrição poucas vezes vistas no mercado.Um dos segredos mais bem guardados da Europa são os números do grupo C&A, que nunca divulgou informações sobre suas operações, receitas e lucros e segue sendo administrada há seis gerações pela família Brenninkmeijer. Para se tornarem líderes no negócio e possuírem ações do grupo, “os filhos passam por um rigoroso processo de seleção, avaliação e aprendizado, com duração de cerca de 15 anos”. Uma reportagem da agência Bloomberg informa que os Brenninkmeijer estão procurando talentos fora da família para melhoraragestão dos negócios. 
          No Brasil, a primeira loja da C&A foi aberta em 1976, no Shopping Ibirapuera em São Paulo. 
          Em 28 de outubro de 2019, a C&A abre o capital na bolsa de valores de São Paulo, a B3, sob o ticker CEAB3. A operação brasileira é a segunda maior da varejista no mundo e é a primeira a abrir o capital.
          Durante o ano de 2020 a empresa se desfez das operações na China e no México. Os Brenninkmeijer, com 65% da varejista de moda no país, relataram a fundos estrangeiros de private equity que estariam abertos a analisar uma proposta pelo ativo no Brasil, segundo o jornal Valor.
          A Cofra Holding, grupo com sede na Suíça, controla a C&A e representa os membros da família fundadora, que atualmente possui mais de 1 mil integrantes. A holding reúne uma riqueza estimada em 20 bilhões de euros.
          Em 23 de junho de 2025, a C&A   informou que encerrou a parceria iniciada com o Bradesco em 2009, quando o banco comprou o Ibi, que pertencia à controladora da varejista, e assinou um acordo para a venda exclusiva de seus produtos financeiros nas lojas da rede por 20 anos.
          Considerando dados de 2024, a C&A (Brasil) tem 334 lojas, mais quatro centros de distribuição (SP, RJ e SC), 15 mil funcionários distribuídos em 26 estados mais o Distrito Federal. e receita anual líquida de 7,6 bilhões de reais. Seus principais concorrentes: Renner, Shein eRiachuelo.
(Fonte: revista Cláudia - 30.08.2016 / Wikipédia / jornal Valor - 15.01.2018 / 29.10.2019 / 19.10.2020 / Folha - 22.04.2025 / Valor - 24.06.2025 - partes)

Nenhum comentário: