Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Cimentos Perus

          A fábrica de cimentos Perus, denominada Companhia Brasileira de Cimento Portland Perus (CBCPP) foi inaugurada em 1924 no bairro paulistano que lhe empresta o nome. A CBCPP) foi pioneira na indústria cimenteira do país.
          Em 1951, seu controle acionário passou para o Grupo Abdalla que instalou um forno que expandiu em 60 % a capacidade produtiva sem qualquer ampliação na infra-estrutura de alimentação (dimensionada para os três fornos originais), procedimento afinado com a expansão da demanda no Brasil do pós-guerra, mas que submetia o maquinário a níveis destrutivos de esforços.
          Era natural, portanto, que as greves operárias pusessem em xeque a forma de gestão da empresa, com os trabalhadores implementando um plano de medidas técnicas alternativas em 1960-1961, que criou uma autêntica situação de dualidade de poder dentro da companhia.
          Em 1962, uma greve iniciada em solidariedade a trabalhadores de outras firmas de Abdalla derivou para uma luta direta pela desapropriação da Perus com vistas a implantar uma co-gestão Estado/Operários. A paralisação foi derrotada, com profundas sequelas no meio popular, parcialmente sanadas com a reintegração dos operários estáveis em 1969. A essa altura, porém, o futuro da fábrica já estava comprometido pelo desgaste dos equipamentos, quadro que o confisco federal em 1973 não reverteu.
          A empresa voltaria para a iniciativa privada em 1980 já praticamente liquidada, e funcionaria de forma agonizante até o fechamento em 1987.
(Fonte: Unesp Araraquara - autor - Elcio Siqueira (Dissertação Pós-Graduação em economia - maio 2001 - parte)

Nenhum comentário: