Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Cerveja Carlsberg

          No logo da cerveja dinamarquesa Carlsberg, o script  Carlsberg, com o detalhe da folha, foi criado por um dos arquitetos dinamarqueses mais famosos, Thorvald Bindesboll (filho do arquiteto neoclássico Gottlieb Bindesboll) no começo do século XX e permaneceu inalterado desde então. O criador faleceu quatro anos após ter desenvolvido a marca.
          Dinamarquesa de nascimento, a Carlsberg chegou a ser fabricada no Brasil pela Skol nos anos 90 por um breve período. Atualmente só se encontra a versão importada.
          Em maio de 2019 é divulgado que os monges da abadia de Grimbergen, na província de Brabante Flamengo, na Bélgica, encontraram a receita original de uma cerveja que era produzida artesanalmente no local há 224 anos e voltarão a fabricá-la. Em entrevista coletiva concedida no dia 22, os monges anunciaram que acharam a fórmula nos arquivos da abadia e estão reformando uma sala do mosteiro onde ficará a nova fábrica, que produzirá anualmente cerca 1 milhão de litros da bebida em parceria com as marcas Carlsberg e Alken-Maes.
          No início de maio de 2020 a Carlsberg e a tradicional rede britânica Marston's, dona de uma extensa cadeia de pubs e produtora de "cask ales", os chopes vendidos em barril, anunciaram uma joint venture. No acordo, um empreendimento em conjunto, a Carlsberg passa a ter 60% da nova empresa Carlsberg Marston's Brewing Company. A fusão veio em boa hora para a Marston's, uma das maiores redes de pubs da Inglaterra, que conta com aproximadamente 1,4 mil casas espalhadas por todo o país, entre franquias e lojas próprias, todas fechadas por causa do isolamento social em decorrência da pandemia Covid-19 em abril/maio de 2020, quando 14.000 funcionários estavam parados. Para os concorrentes pequenos e locais essa fusão pode não ser uma boa notícia.
(Fonte: livro Os 50 Melhores Logos de Todos os Tempos / Veja SP - 22.06.2017 / Agência Efe - 22.05.2019 / Guia da Cerveja - 26.05.2020 - partes)

Nenhum comentário: