Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

PicPay

          A startup financeira PicPay, fundada em 2002, é especializada em transferências entre pessoas.
É uma fintech que opera como uma e-wallet (carteira digital) e oferece carteira de pagamentos digitais para seus usuários por meio de um aplicativo para uso em celulares móveis, permitindo a realização de transferências entre usuários, transações em estabelecimentos comerciais, compra de créditos para celulares pré-pagos, entre outros.
          Em maio de 2018, a PicPay fechou o primeiro grande contrato com um varejista tradicional, o Grupo MGB, dono das redes Mambo e Giga Atacado. A previsão é que em dois meses, os caixas das unidades vão passar a aceitar pagamento pelo celular, com a leitura de um código da rede.
          A PicPay estaria negociando também com outros dois varejistas que, juntos, têm 1500 pontos de venda no Brasil e 500 funcionários.
          No final de julho de 2019, a Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a aquisição pela J&F Participações (JFP) e o Banco Original de cerca de 71,04% das ações representativas do capital social total da PicPay, atualmente detidas pela J&F Investimentos S.A. (“JFI”). A JFP é controlada pela JBJ Agropecuária Ltda., controladora do Grupo JBJ e atualmente já é acionista minoritária da PicPay Serviços, sem poder de controle. O Banco Original é controlado pela JFP e conta com participação minoritária indireta da JFI.
          Segundo parecer disponibilizado pelo Cade sobre a operação, o Banco Original e a PicPay são empresas de serviços financeiros que se complementam, do ponto de vista estratégico. Assim, “a aquisição de controle da PicPay pela JFP apresenta-se como uma oportunidade de investimento em um nicho de mercado inovador e com perspectivas de crescimento no futuro que promoverá sinergias entre as empresas, de modo a otimizar o crescimento de seus resultados por meio das novas tecnologias desenvolvidas pela PicPay e do know-how no setor bancário do Banco Original”.
          No final de julho de 2021, a PicPay comprou a Guiabolso, fintech que integra serviços bancários abertos. Os detalhes da aquisição não foram divulgados, no entanto, a transação foi em dinheiro e ações do PicPay para os fundadores da Guibolso, Thiago Alvarez e Benjamin Gleason. GuiaBolso havia levantado US$ 39 milhões dos principais investidores de fintech da América Latina em 2017. A PicPay descontinuou o app Guiabolso em novembro de 2022. Mas os usuários não ficarão "órfãos". Todas as ferramentas e serviços foram integrados ao próprio aplicativo do PicPay, informa a empresa.
          No balanço, do primeiro semestre de 2022, a PicPay disse que seguiu a estratégia de diversificar cada vez mais o portfólio, lançando produtos como monitoramento de crédito, portabilidade de salário, open banking, gestão de dívidas veiculares como multa e IPVA, remessa e câmbio internacional, seguro de proteção de carteira digital, empréstimo com garantia de veículo, empréstimos entre pessoas, antecipação do FGTS, entre outros.
          No início de 2022, a J&F transformou seu antigo Banco Original do Agronegócio em PicPay Bank. Esse banco é separado da PicPay. Em julho (de 2022), o banco começou a emitir CDBs para os usuários da PicPay com base nos saldos registrados em contas de pagamento pré-pagas.
          O número de usuário registrados é de 71,2 milhões, considerando dados de setembro de 2022.
          Em junho de 2023, a J&F Participações faz uma reorganização de suas duas principais empresas no segmento financeiro: a carteira de clientes de varejo do banco Original será incorporada pelo PicPay, o que vai colocar o banco digital entre os três maiores do país, com mais de 35 milhões de clientes ativos mensais. Em outro movimento, o Original continuará operando com empresas de médio e grande porte e com o segmento agrícola.
(Fonte: revista Exame - 30.05.2018 / IstoÉDinheiro - 29.07.2019 / iupana - 30.07.2021 / Valor - 05.09.2022 / 28.10.2022 / 19.06.2023 - partes)

Nenhum comentário: