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6 de out. de 2011

BP (ex-British Petroleum)

           Em 2000, depois de sete décadas ostentando o mesmo brasão de fundo verde com a sigla BP em amarelo, a British Petroleum investiu 253 milhões de dólares para mudar sua logomarca global. Escolheu um inusitado símbolo que lembra uma flor, ladeado por um novo slogan. As iniciais BP passaram a significar também Beyond Petroleum, algo como "além do petróleo". A British Petroleum mudou sua sigla, de fato, o nome da empresa, para BP
          A mudança foi uma mensagem direta aos investidores: a BP está atenta às fontes renováveis de energia e pretende continuar forte em seu ramo de atuação - mesmo diante da diminuição das reservas globais de petróleo.
          A criação da marca BP, um dos casos mais bem-sucedidos de revitalização de imagem, fizeram os ingleses ancorarem sua nova imagem em grandes investimentos em fontes de energia alternativa, como solar e eólica, para provar que a mudança não era apenas cosmética e para se consolidar em atividades voltadas à área de energia, e como resposta ao crescente interesse das pessoas em energia limpa.
          Em 2010, a BP teve um acidente de grandes proporções (o maior da história), com o vazamento de 4,9 milhões de barris na região do Golfo do México, nos Estados Unidos. Condenada em 2016 pelo vazamento, a BP recebeu uma multa de 21 bilhões de dólares por danos ambientais.
          Em 22 de julho de 2019, BP e Bunge anunciaram a fusão dos negócios brasileiros de bioenergia, criando a joint venture BP Bunge Bioenergia - cada uma terá 50% de participação
(Fonte: revista Exame - 27.08.2008 / jornal valor - 04.06.2018 / Exame - 30.10.2019 - parte)

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