Total de visualizações de página

1 de out. de 2011

Yellow

           A startup de mobilidade urbana Yellow, foi fundada em abril de 2018. Após a venda da 99, alguns dos empreendedores, Ariel Lambrecht e Renato Freitas, começaram a Yellow com outro sócio, Eduardo Musa, ex-CEO da Caloi.
           A companhia usa soluções compartilhadas de transporte, no segmento de bike-sharing (compartilhamento de bicicletas) na modalidade bicicletas sem estações fixas. Começou com o objetivo de colocar cerca de 20 mil bikes espalhadas por São Paulo.
          Nos primeiros meses foi feito um investimento de US$ 9 milhões.   
          Em setembro de 2018, a Yellow anuncia que captou US$ 63 milhões em uma rodada de investimentos. Esse é o valor mais alto já captado por uma startup latino-americana em uma rodada de série A, de acordo com a base de dados CrunchBase. A startup preferiu não divulgar qualquer estimativa de valor de mercado.
          O investimento foi liderado pela GGV Capital, uma empresa de venture capital com base em Menlo Park, na Califórnia, mas também com sede na China. Esse é o primeiro investimento da companhia na América Latina. Uma startup que a GGV Capital tem em seu portfólio é a chinesa Didi Chuxing, que comprou a 99.
          Entre os investidores desta rodada estão a brasileira Monashees, além dos investidores internacionais Grishin Robotics, Base10 Partners e Class 5.
          O investimento deve ser usado na expansão nacional e internacional da Yellow. Após o início em São Paulo, a empresa vai começar a entrar em grandes cidades do interior de São Paulo. Depois disso, a ideia é começar a operar em outras capitais brasileiras. Simultaneamente, deve ser iniciada uma operação na Cidade do México. Outros mercados internacionais, como Argentina, Chile e Colômbia também estão no radar.
          O investimento também será usado para a criação de uma fábrica de patinetes elétricos. Após o início com foco em bicicletas, a companhia planeja oferecer também os patinetes elétricos como segunda opção de transporte para seus usuários. Os primeiros patinetes usados pela Yellow são importados da China.
          Em outubro de 2018, a Yellow expandiu suas operações com a disponibilidade de patinetes elétricos.
          Em 30 de janeiro de 2019 Yellow e Grin anunciam que estão realizando uma fusão. A Grin, mexicana, é a maior empresa de patinetes elétricos da América Latina. Da fusão das duas nasce a Grow Mobility Inc.
(Fonte: revista Época Negócios - 13.09.2018 / 30.01.2019 - partes)

Bicicleta Yellow - bike-sharing - compartilhamento de bicicletas (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário: