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5 de out. de 2011

Ninho (Leite Ninho)

          Nestlé foi criada modestamente pelo químico Henri Nestlé, em 1866, que produzia uma farinha láctea nos fundos de uma farmácia em Vevey na Suíça. Foi para salvar uma criança que Henri criou uma fórmula de alimento infantil misturando leite de vaca, farinha de trigo e açúcar. Nascia assim a Farinha Láctea, o primeiro produto da empresa que, anos mais tarde, se tornaria uma das líderes do setor de alimentação.
          Outro produto importante da empresa, e que provavelmente seja o produto mais ligado ao símbolo da Nestlé, é o leite em pó Ninho. O nome Ninho para um produto tão voltado a bebês tem tudo a ver com o próprio símbolo da empresa.
          O nome da Nestlé e o desenho da marca foram inspirados no nome do fundador, Henri Nestlé, e no significado da palavra "Nestlé" derivada da palavra nest, ninho em inglês. Nestle (sem acento) quer dizer aninhar-se, abrigar-se, aconchegar-se, em inglês. Nestlé também significa "pequeno ninho" no dialeto alemão da Suábia, região de origem da família de Henri Nestlé.
          Um brasão da família Nestlé com um ninho de pássaro ao centro foi o primeiro logotipo da marca. Depois, foi estilizado e mudou para uma mãe-pássaro alimentando os filhotes. A ideia foi deixá-lo mais cativante e, assim, firmar uma conexão com a atividade da empresa no ramo de alimentos.
          A mais importante alteração da marca desde 1875 (quando passou do brasão para o ninho) aconteceu em 1985, quando o número dos filhotes diminuiu de três para dois dentro do ninho, um sinal dos tempos - a diminuição da prole.
          Dez anos após construir sua primeira fábrica de leite longa vida no Brasil, a Nestlé deixa a atividade no país. A empresa anunciou em 7 de agosto de 2019 a venda de unidades à Laticínios Bela Vista, dona da marca Piracanjuba. Paralelamente, licenciou as marcas Ninho e Molico para a empresa goiana, pelas quais receberá royalties. O negócio faz parte de um movimento mais amplo da Nestlé, que vem revisando seu portfólio global em busca de operações mais rentáveis
          A marca Ninho, da Nestlé, abriu sua primeira loja física no mundo. O ponto escolhido para a instalação da 'Mundo Ninho' foi o Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
O cardápio aposta em receitas exclusivas. Entre os itens oferecidos estão o brigadeiro de Ninho, brownie, Bolo GeladiNINHO e o MocaNINHO (mocaccino com leite Ninho). Os produtos foram desenvolvidos por chefs da Nestlé Professional e têm como foco unir nutrição e prazer.
          A loja também oferece produtos para presente ou viagem. No local, os consumidores encontram souvenires e kits da marca, voltados especialmente para quem deseja levar uma lembrança ou experimentar novos formatos de consumo.
          O espaço busca associar a marca a momentos afetivos. O conceito da Mundo Ninho foi desenhado como um ambiente de pausa, com doces e bebidas feitos à base de produtos da marca, voltados a evocar memórias e vínculos emocionais dos consumidores.
          A iniciativa marca uma mudança no posicionamento da Ninho. Até então presente apenas nas gôndolas de supermercados, a marca passa a investir em experiências diretas com os consumidores. "A ideia da loja nasceu da escuta atenta aos nossos consumidores, que ao longo dos anos expressaram o desejo de vivenciar Ninho além da rotina", afirmou Marcelo Citrangulo, vice-presidente de Nutrição da Nestlé Brasil.
          Segundo a empresa, a operação da loja conta com um parceiro estratégico, responsável pelo funcionamento diário. O espaço servirá também como laboratório para testar novas abordagens da marca junto ao público. A loja também representa uma oportunidade de testar novos formatos de Ninho para comer", segundo a empresa.
          O local foi escolhido por sua relevância estratégica. O aeroporto é o maior da América Latina em volume de passageiros, com média de mais de 119 mil pessoas por dia. A abertura busca ampliar os canais de contato da marca com o público e reforçar sua presença no Brasil, considerado seu principal mercado global.
(Fonte: revista Exame - 06.01.1993 / revista Veja - 25.07.2001 - Pág. 118 - Jornalista: Ruth de Aquino / revista Mundo Estranho - abril 2015 / revista Exame - 23.11.2016 / Exame.com - 16.03.2017 / jornal Valor - 16.01.2018 / 07.05.2018 / UOL - 30.05.2025 - partes).

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