O leite Ideal foi lançado em 2005 pela Nestlé, exclusivamente para a Região Nordeste do país. Sua fórmula é semelhante à do leite Ninho, uma das principais marcas da multinacional suíça. A diferença é que, em vez de lata, o produto vem num sachê, com metade do conteúdo e um preço em geral muito mais em conta.
A criação e o lançamento do leite Ideal foram capitaneados pelo executivo Johnny Wei, brasileiro filho de chineses, que ocupava o cargo de diretor de regionalização e de baixa renda da Nestlé. Em menos de dois anos (dezembro de 2007), o leite Ideal já estava entre os dez produtos mais vendidos pela Nestlé no Nordeste.
Mas, cabe ao consumidor analisar com afinco a praticidade de embalagens menores. Em levantamento feito pela própria empresa, em outubro de 2007, considerando preços médios cotados em supermercados e distribuidores, comprar leite Ideal em sachê plástico com 200 gramas, ficava proporcionalmente mais caro que a lata de leite Ninho de 400 gramas. Já o Nescafé e o Mucilon, também marcas da Nestlé, tinham preço proporcionalmente mais vantajoso para embalagens menores, no mesmo levantamento de preços.
Paralelamente às mudanças na fabricação e na comunicação, Wei, que conduziu a implantação da fábrica em Feira de Santana, na Bahia, fez ajustes também no processo de distribuição dos produtos. Ele aumentou a presença da empresa em estabelecimentos de pequeno e médio porte, responsáveis pela maior parte das vendas de produtos alimentícios na Região Nordeste, e mudou a relação com distribuidores.
(Fonte: revista Exame - 07.11.2007 - parte)
A criação e o lançamento do leite Ideal foram capitaneados pelo executivo Johnny Wei, brasileiro filho de chineses, que ocupava o cargo de diretor de regionalização e de baixa renda da Nestlé. Em menos de dois anos (dezembro de 2007), o leite Ideal já estava entre os dez produtos mais vendidos pela Nestlé no Nordeste.
Mas, cabe ao consumidor analisar com afinco a praticidade de embalagens menores. Em levantamento feito pela própria empresa, em outubro de 2007, considerando preços médios cotados em supermercados e distribuidores, comprar leite Ideal em sachê plástico com 200 gramas, ficava proporcionalmente mais caro que a lata de leite Ninho de 400 gramas. Já o Nescafé e o Mucilon, também marcas da Nestlé, tinham preço proporcionalmente mais vantajoso para embalagens menores, no mesmo levantamento de preços.
Paralelamente às mudanças na fabricação e na comunicação, Wei, que conduziu a implantação da fábrica em Feira de Santana, na Bahia, fez ajustes também no processo de distribuição dos produtos. Ele aumentou a presença da empresa em estabelecimentos de pequeno e médio porte, responsáveis pela maior parte das vendas de produtos alimentícios na Região Nordeste, e mudou a relação com distribuidores.
(Fonte: revista Exame - 07.11.2007 - parte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário