Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Leco

          E empresa começou a atuar no mercado de leite desde 1934, conforme consta na caixa que acondiciona as caixinhas Tetra Pak. Em 1936, a companhia era denominada G. Gargantini & Filho e tinha sua sede na Rua Francisco Glicério, 1229, em Campinas (SP), conforme consta no Almanak Leammert: Administrativo, Mercantil e Industrial (RJ).    
          Em 1945, a empresa iniciou suas atividades com a Laticínios Campinas, cuja fábrica foi instalada na Avenida Orosimbo Maia, número 1339, na região central de Campinas. Três anos depois, adotou a designação Companhia Leco de Produtos Alimentícios.
          A Leco foi um dos negócios fundados pela família de origem suíça do empresário Jorge Paulo Lemann, no Brasil. Especializada na fabricação de laticínios, seu nome foi definido usando as primeiras duas letras de Lemann & Company.
          Em uma época em que o leite era entregue em domicílio através de carroças e era envasado em garrafa de vidro com tampa de alumínio, a Leco construiu uma história de sucesso e inovação, a partir da cidade campineira.
          Na década de 1950, a Leco lançou (foi pioneira) o leite tipo B. Até 1954, a distribuição ficou restrita às cidades de São Paulo e Campinas.
          Além do tradicional leite de saquinho, a Leco também produzia doce de leite em pote, queijo tipo Minas, dentre outros produtos. A empresa foi pioneira da embalagem em caixinha, criada pela Tetra Pak.
          Em 1982, a companhia foi adquirida por outra tradicional empresa do ramo, a Vigor. Hoje, os produtos Leco são produzidos pela Dan Vigor Indústria e Comércio de Laticínios Ltda., com unidades fabris em São Paulo e São Caetano do Sul (SP) e distribuídos pela Vigor Alimentos S.A., com centro de distribuição no bairro Belenzinho, em São Paulo.
(Fonte: Almanak Leammert / Guia dos Curiosos / blog Campinas Meu Amor / embalagens da marca - partes)

2 comentários:

Unknown disse...

Antes de ser comprada.pelo.sr. Lemam, a Leites Campinas,cera do.meu bisavô, Sr. Guilherme Gargantini!

Anônimo disse...

Vcs esqueceram de mencionar sobre a embalagem em formato de pirâmide !!