Randal Zanetti, dentista por formação, começou sua carreira em 1986 num pequeno consultório em São Paulo. Tinha, então, pouco mais de 20 anos de idade. No ano seguinte, 1987, juntou-se a outros dois colegas para comprar a clínica em que trabalhavam. Nem passava pela sua cabeça a possibilidade de se tornar um empreendedor. Sua preocupação era com a atribulada jornada diária, dividida entre o escritório, o consultório e o trabalho como professor em uma faculdade de odontologia.
Bastaram dois anos nesse ritmo para que ele percebesse as oportunidades de crescimento que um mercado extremamente fragmentado lhe apresentava. Assim como o seu, boa parte dos consultórios estava nas mãos de dentistas, sem experiência em administração e sem visão de longo prazo. A Odontoprev começou a criar corpo e, com algum dinheiro em caixa, pôde investir seguidamente em tecnologia e se destacar.
Em 1998, depois de conquistar vários clientes corporativos, a empresa já era líder do mercado nacional, com cerca de 120.000 clientes. Nesse momento, Zanetti e seus dois sócios viveram a experiência de ser incorporados por um fundo de investimento, o paulista TMG. Durante quase uma década, os investidores ditaram as regras na gestão, adotando um estilo mais agressivo do que até então o pessoal estava habituado.
Essa fase de tensão terminou com o IPO, realizado em dezembro de 2006, quando a Odontoprev levantou 520 milhões de reais na bolsa, e o fundo aproveitou para vender sua participação.
Se antes do IPO a Odontoprev fez um único negócio, com a aquisição, em 1999, da Unidont, fundada por José Maria Benozatti, nos anos seguintes, as aquisições seguiram um forte ritmo. Três meses depois do IPO, fevereiro de 2007, adquiriu a DentalCorp, com 191.000 clientes. No mesmo ano, em outubro, arrematou a Rede Dental, com 110.000 mil clientes. Em 2008, a metralhadora giratória esteve ainda mais ativa. A empresa comprou a Care Plus, em junho, com 72.000 clientes; a Easy Software, em julho, com 7.500 clientes e a Sepao Assist, em outubro, com 47.000 clientes. Em 2008, arrematou a Prontodente, em janeiro e a Odontoserv, em março, com 39.000 e 90.000 clientes respectivamente.
No momento da abertura de capital, a Odontoprev possuía 1 milhão de clientes e tinha um faturamento de 182 milhões de reais. Com esse conjunto de aquisições, o número de clientes ultrapassou 1,5 milhão.
A cartilha de aquisições prevê que os fundadores permaneçam à frente dos negócios, como líderes de unidades da Odontoprev. Embora a linha de frente, como marca e contato com os clientes, seja mantida, na retaguarda a busca por sinergias é permanente.
Bastaram dois anos nesse ritmo para que ele percebesse as oportunidades de crescimento que um mercado extremamente fragmentado lhe apresentava. Assim como o seu, boa parte dos consultórios estava nas mãos de dentistas, sem experiência em administração e sem visão de longo prazo. A Odontoprev começou a criar corpo e, com algum dinheiro em caixa, pôde investir seguidamente em tecnologia e se destacar.
Em 1998, depois de conquistar vários clientes corporativos, a empresa já era líder do mercado nacional, com cerca de 120.000 clientes. Nesse momento, Zanetti e seus dois sócios viveram a experiência de ser incorporados por um fundo de investimento, o paulista TMG. Durante quase uma década, os investidores ditaram as regras na gestão, adotando um estilo mais agressivo do que até então o pessoal estava habituado.
Essa fase de tensão terminou com o IPO, realizado em dezembro de 2006, quando a Odontoprev levantou 520 milhões de reais na bolsa, e o fundo aproveitou para vender sua participação.
Se antes do IPO a Odontoprev fez um único negócio, com a aquisição, em 1999, da Unidont, fundada por José Maria Benozatti, nos anos seguintes, as aquisições seguiram um forte ritmo. Três meses depois do IPO, fevereiro de 2007, adquiriu a DentalCorp, com 191.000 clientes. No mesmo ano, em outubro, arrematou a Rede Dental, com 110.000 mil clientes. Em 2008, a metralhadora giratória esteve ainda mais ativa. A empresa comprou a Care Plus, em junho, com 72.000 clientes; a Easy Software, em julho, com 7.500 clientes e a Sepao Assist, em outubro, com 47.000 clientes. Em 2008, arrematou a Prontodente, em janeiro e a Odontoserv, em março, com 39.000 e 90.000 clientes respectivamente.
No momento da abertura de capital, a Odontoprev possuía 1 milhão de clientes e tinha um faturamento de 182 milhões de reais. Com esse conjunto de aquisições, o número de clientes ultrapassou 1,5 milhão.
A cartilha de aquisições prevê que os fundadores permaneçam à frente dos negócios, como líderes de unidades da Odontoprev. Embora a linha de frente, como marca e contato com os clientes, seja mantida, na retaguarda a busca por sinergias é permanente.
Considerando dados de fins de setembro 2021, a Odontoprev tem número médio de beneficiários na casa dos 7,8 milhões.
(Fonte: revista Exame - 15.07.2009 / elevenfinancial - 28.10.2021 - partes).
(Fonte: revista Exame - 15.07.2009 / elevenfinancial - 28.10.2021 - partes).
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