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5 de out. de 2011

Odontoprev

          Randal Zanetti, dentista por formação, começou sua carreira em 1986 num pequeno consultório em São Paulo. Tinha, então, pouco mais de 20 anos de idade. No ano seguinte, 1987, juntou-se a outros dois colegas para comprar a clínica em que trabalhavam. Nem passava pela sua cabeça a possibilidade de se tornar um empreendedor. Sua preocupação era com a atribulada jornada diária, dividida entre o escritório, o consultório e o trabalho como professor em uma faculdade de odontologia.
          Bastaram dois anos nesse ritmo para que ele percebesse as oportunidades de crescimento que um mercado extremamente fragmentado lhe apresentava. Assim como o seu, boa parte dos consultórios estava nas mãos de dentistas, sem experiência em administração e sem visão de longo prazo. A Odontoprev começou a criar corpo e, com algum dinheiro em caixa, pôde investir seguidamente em tecnologia e se destacar.
          Em 1998, depois de conquistar vários clientes corporativos, a empresa já era líder do mercado nacional, com cerca de 120.000 clientes. Nesse momento, Zanetti e seus dois sócios viveram a experiência de ser incorporados por um fundo de investimento, o paulista TMG. Durante quase uma década, os investidores ditaram as regras na gestão, adotando um estilo mais agressivo do que até então o pessoal estava habituado.
          Essa fase de tensão terminou com o IPO, realizado em dezembro de 2006, quando a Odontoprev levantou 520 milhões de reais na bolsa, e o fundo aproveitou para vender sua participação.
          Se antes do IPO a Odontoprev fez um único negócio, com a aquisição, em 1999, da Unidont, fundada por José Maria Benozatti, nos anos seguintes, as aquisições seguiram um forte ritmo. Três meses depois do IPO, fevereiro de 2007, adquiriu a DentalCorp, com 191.000 clientes. No mesmo ano, em outubro, arrematou a Rede Dental, com 110.000 mil clientes. Em 2008, a metralhadora giratória esteve ainda mais ativa. A empresa comprou a Care Plus, em junho, com 72.000 clientes; a Easy Software, em julho, com 7.500 clientes e a Sepao Assist, em outubro, com 47.000 clientes. Em 2008, arrematou a Prontodente, em janeiro e a Odontoserv, em março, com 39.000 e 90.000 clientes respectivamente.
          No momento da abertura de capital, a Odontoprev possuía 1 milhão de clientes e tinha um faturamento de 182 milhões de reais. Com esse conjunto de aquisições, o número de clientes ultrapassou 1,5 milhão.
          A cartilha de aquisições prevê que os fundadores permaneçam à frente dos negócios, como líderes de unidades da Odontoprev. Embora a linha de frente, como marca e contato com os clientes, seja mantida, na retaguarda a busca por sinergias é permanente.
          Considerando dados de fins de setembro 2021, a Odontoprev tem número médio de beneficiários na casa dos 7,8 milhões.
(Fonte: revista Exame - 15.07.2009 / elevenfinancial - 28.10.2021 - partes).

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