Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

Oji Papeis Especiais

          O bairro Monte Alegre, verdadeiro símbolo da riqueza e prosperidade do Vale do Piracicaba, foi no século XIX, um marco da poderosa cultura do açúcar.
          Em 1804, foi fundada a fazenda Monte Alegre pelo padre Joaquim Amaral Gurgel, na época um dos principais latifundiários do município. No ano de 1824, as fazendas Monte Alegre e Taquaral foram unidas dando origem ao Engenho do Monte Alegre.
          No ano de 1910, Pedro Morganti adquiriu o Monte Alegre e deu origem em 1924 à Refinadora Paulista S.A.
          Vinte e sete anos depois, em 1951, os herdeiros de Pedro Morganti deram início à construção da fábrica de papel, para aproveitar a celulose de bagaço de cana-de-açúcar da Usina. A Fábrica de Papéis foi inaugurada em 24 de outubro de 1953.
          No ano de 1971, a família Silva Gordo comprou a Refinadora Paulista, e um ano depois a fábrica de papel foi modernizada e passou a utilizar celulose de eucalipto como matéria-prima.
          Em 1980, foi criada a Indústria de Papel Piracicaba (IPP) e a Usina Monte Alegre fechou definitivamente as portas, passando assim para o controle do Grupo Simão.
          Em 1992, a Papel Simão entrou em negociação com a Votorantim Celulose e Papel (VCP) que incorporou as unidades Piracicaba, Jacareí, Mogi das Cruzes e a distribuidora KSR.
          No dia 1º de setembro de 2009, houve a fusão da VCP com a Aracruz Celulose S.A., onde nasceu a Fibria Celulose S.A., à qual a fábrica de papéis fez parte.
          Durante quase 2 anos crescendo junto com a Fibria, o ativo e capital humano fez com que a fábrica tornasse referência nacional na produção de papéis especiais, atingindo níveis de excelência na produção e comercialização dos produtos e serviços.
          Após essa trajetória de sucesso, o Oji Holding Corporation, líder mundial no segmento, adquiriu no dia 30 de setembro de 2011, a fábrica de papéis especiais, a qual produz 169 mil t/ano de papéis. Hoje, o Monte Alegre é um patrimônio que a Oji Papéis Especiais tem orgulho de ajudar a preservar.
          Em novembro de 2019, a Oji Papéis decide investir R$ 500 milhões para expandir a planta de papel.
          O grupo Oji reúne 300 empresas e tem receita anual da ordem de US$ 14 bilhões. No Brasil, sua sede é em Piracicaba.
(Fonte: site da empresa / Valor - 06.11.2019)
Com sede em Piracicaba

Nenhum comentário: