A rede de artigos esportivos Centauro foi fundada em 1981, abrindo uma loja de bairro em Belo Horizonte, por Sebastião Vicente Bomfim Filho, então presidente do grupo varejista mineiro MG Master.
A empresa adotou o conceito de marketing de experiência para abrir a segunda filial paulista de sua rde Centauro, em setembro de 2000. Localizada no Shopping West Plaza, na Zon Oeste de São Paulo, a loja tem corredores com piso marcado como sefosse um pista de corrida. Há três miniquadras par o teste dos tênis, e bolas de basquete, de futebol de salão e de futebol de campo ficam à disposição dos clientes. Existe também um pequeno ringue, com um saco de pancadas no centro.
A rede tem como meta oferecer serviços e experiências personalizadas para cada perfil de consumidor, auxiliando no processo de compra e democratizando a prática esportiva no país. São os consumidores que determinam quando, onde e como querem provar, comprar e receber produtos.
Em 15 de fevereiro de 2019, o Grupo SBF, entrou com pedido de registro de companhia aberta na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A empresa chegou a anunciar planos de uma oferta pública em 2018, mas desistiu com a piora do cenário.
O Grupo SBF, controladora da rede varejista Centauro, anunciou, em 14 de dezembro de 2020 a aquisição do Grupo NWB, detentora dos canais Desimpedidos, Acelerados, Fatality, e Falcão 12, que juntos somam mais de 81 milhões de seguidores no Instagram e 73 milhões de inscritos no YouTube. A transação foi avaliada em R$ 60 milhões, sujeito a determinados ajustes de preço com base no capital de giro, caixa e endividamento.
É a maior rede multicanal de produtos esportivos da América Latina, contando com 190 lojas, espalhadas em mais de 20 estados brasileiros, além do e-commerce (centauro.com.br). Possui mais de sete mil colaboradores. O presidente da Centauro é o executivo Pedro Zemel. Em 2017, o grupo faturou R$ 1,97 bilhão.
Em 14 de junho de 2019, com reviravoltas comparáveis a final de novela, acabou a disputa entre Centauro e Magazine Luiza pela compra da Netshoes. Quem levou a empresa foi o Magazine, cuja proposta de compra foi aprovada por 90,32% dos acionistas da Netshoes em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada nessa data na capital paulista. A Magalu adquirirá a integralidade das ações de emissão da Netshoes pelo preço de US$ 3,70 por ação, totalizando aproximadamente US$ 115 milhões. A operação será concluída até o dia 19 de junho. O valor é 85% maior que o oferecido inicialmente pela varejista.
Centauro e B2W firmaram parceria, em fins de outubro de 2019, para o lançamento de uma plataforma conjunta para venda on-line de artigos esportivos. O acordo, por prazo indefinido, permite que os consumidores que buscarem artigos esportivos sejam direcionados para o site da Centauro hospedado na BeW. A plataforma, nomeada Centauro by Americanas.com ficou disponível a partir de 29 de outubro de 2019.
Em 14 de junho de 2019, com reviravoltas comparáveis a final de novela, acabou a disputa entre Centauro e Magazine Luiza pela compra da Netshoes. Quem levou a empresa foi o Magazine, cuja proposta de compra foi aprovada por 90,32% dos acionistas da Netshoes em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada nessa data na capital paulista. A Magalu adquirirá a integralidade das ações de emissão da Netshoes pelo preço de US$ 3,70 por ação, totalizando aproximadamente US$ 115 milhões. A operação será concluída até o dia 19 de junho. O valor é 85% maior que o oferecido inicialmente pela varejista.
Centauro e B2W firmaram parceria, em fins de outubro de 2019, para o lançamento de uma plataforma conjunta para venda on-line de artigos esportivos. O acordo, por prazo indefinido, permite que os consumidores que buscarem artigos esportivos sejam direcionados para o site da Centauro hospedado na BeW. A plataforma, nomeada Centauro by Americanas.com ficou disponível a partir de 29 de outubro de 2019.
Em 6 de fevereiro de 2020, a Centauro divulgou que comprou a representação brasileira da Nike no Brasil. Com isso, a empresa torna-se distribuidora exclusiva dos produtos Nike no país por um período de dez anos. Com a notícia, as ações da Centauro chegaram a subir 11% na Bolsa. O negócio custará à Centauro 900 milhões de reais. O valor está sujeito a ajuste, conforme a empresa informou em fato relevante divulgado ao mercado. A compra inclui quotas de capital social da Nike e capital de giro (incluindo o estoque e lojas), mas não direitos de propriedade intelectual. A Centauro afirmou em comunicado que é uma parceira de longa data da Nike. A marca americana, especializada em artigos esportivos, tem 24 lojas no Brasil e 15 lojas de parceiros.
A Centauro tem sede em São Paulo e pertence ao Grupo SBF. Os acionistas do Grupo SBF são Sebastião Vicente Bomfim Filho (63,5%) e a GP Investments (36,5%).
(Fonte: revista Exame - 18.04.2001 / jornal Valor - 19.02.2019 / IstoÉDinheiro - 14.06.2019 / LinkedIn / Exame.co - 06.02.2020 / ElevenFinancial - 14.12.2020 - partes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário